O produto, que ajuda a perder peso e a reduzir o colesterol, auxilia também na saúde dos fios capilares e é cada vez mais consumido no Brasil
O consumo de vinagre de maçã começou a se intensificar no País à medida que conquistava lugar de honra na mesa do brasileiro. Hoje, o ingrediente indispensável no tempero de saladas e na preparação de molhos é presente em incontáveis receitas, incluindo os doces. Mas além da utilidade gastronômica, o produto tem merecido estudos e pesquisas pelos usos medicinais, observa o especialista em vinagres, Rodrigo Margoni. “Muitos livros já foram editados e atualmente há mais de 300 publicações sobre as aplicações medicinais do vinagre de maçã”, afirma. Com propriedades nutricionais comprovadas em estudos, o produto é cada vez mais difundido entre celebridades, por ajudar também no tratamento dos cabelos.
Algumas pesquisas mostram que o consumo do vinagre de maçã como alimento ou em pequeninas doses diárias diluídas em água ajuda a reduzir o colesterol, auxilia no controle do diabetes, melhora a digestão e diminui a pressão arterial, entre outros benefícios. Outros estudos comprovam que compostos encontrados no vinagre de maçã agem dificultando a absorção de carboidratos no intestino e, com isso, favorecem a perda de peso. A presença de antioxidantes, por sua vez, atua para retardar o envelhecimento.
“O que temos percebido hoje é um aumento expressivo do consumo do produto no Brasil”, diz Rodrigo Margoni, que também é sócio-proprietário da Almaromi Viccino, empresa pioneira na produção natural de vinagre de maçã no Brasil. “No retorno dos nossos clientes percebemos que esse produto já faz parte do dia a dia dos brasileiros, visando também à melhoria da saúde como um todo”, afirma.
Fora da mesa, um dos usos mais difundidos do vinagre de maçã tem a ver com a beleza dos cabelos. Produtos e rituais para a saúde dos fios são segredos guardados a sete chaves pelas celebridades. Não é o caso de Glória Pires. Diva da teledramaturgia brasileira e vencedora de prêmios importantes por sua atuação no cinema, a atriz revelou que usa o vinagre de maçã para tratar os cabelos. Hábito também rotineiro para outras celebridades, como Giovanna Antoneli, e que está na lista de indicações de profissionais de saúde de famosas, como Paolla Oliveira e Bruna Marquezine.
O dermatologista Dário Rosa, da Unique Dermatologia, ressalta que é o pH ácido do vinagre de maçã que melhora a hidratação capilar e a pectina concentrada na fruta contribui para o brilho do cabelo. “Por ser um produto natural, sem os aditivos de um shampoo industrializado, constitui uma boa opção de tratamento. O uso regular do vinagre de maçã contribui para fechar a cutícula da haste dos fios capilares”, diz o dermatologista, explicando que no couro cabeludo, o produto tem ações anti-inflamatória e antimicrobiana, que são bastante benéficas.
Para promover a saúde dos fios, o vinagre de maçã não deve ser aplicado diretamente nos cabelos. A receita, explica Dário Rosa, é diluir de duas a três colheres de sopa de vinagre em 500ml de água. Isso porque os ácidos acético, cítrico, lático e succínico, presentes no vinagre de maçã, podem causar queimaduras quando aplicado diretamente na pele e também no couro cabeludo.
Qualquer uso que se pretenda fazer do produto, ressalta o dermatologista, deve ter prescrição médica. “Ingerido e mesmo aplicado aos cabelos, é preciso considerar que cada organismo reage de uma forma às substâncias que compõem o vinagre de maçã. Portanto, uma avaliação clínica é fundamental”, recomenda.
*Saiba como publicar, anunciar ou divulgar na próxima edição da revista Projeto AutoEstima, com dicas sobre saúde, beleza, gastronomia, estética, cultura, moda, maquiagem, esporte, literatura e bem estar.
Mídia Kit: http://www.fabricadeebooks.com.br/midia_kit_autoestima.pdf
Escreva para: elenir@cranik.com – c/ Elenir Alves
Facebook: Projeto AutoEstima: www.facebook.com/projetoautoestima
Instagram: www.instagram.com/revistaprojetoautoestima
Elenir Alves é formada em Publicidade e Marketing. Editora-chefe da Revista Projeto AutoEstima e Assessora de Imprensa da Revista Conexão Literatura. Foi coeditora, juntamente de Ademir Pascale, do extinto fanzine TerrorZine – Minicontos de Terror. Foi coautora de diversos livros, entre eles “Draculea – o Livro Secreto dos Vampiros”, “Metamorfose – A Fúria dos Lobisomens” e “Zumbis – Quem disse que eles estão mortos?”, nas horas vagas adora escrever poemas e frases inspiradoras.
Redes Sociais:
www.facebook.com/projetoautoestima
www.instagram.com/revistaprojetoautoestima
Site: www.revistaprojetoautoestima.blogspot.com