Confira três receitas de pratos que trazem o sabor típico do período festivo com benefícios para a saúde
Uma das festas mais tradicionais do Brasil, as festas juninas são esperadas e aguardadas por muitos. Neste ano, devido às medidas de isolamento social, a celebração acontece de forma diferente, sem as tradicionais celebrações. Desde abril de 2020, as buscas por sugestões e ideias de como fazer festas juninas em casa aumentaram 500% no Pinterest, segundo levantamento da própria plataforma. Outro aumento significativo na pandemia foi o ato de cozinhar em casa.
Com variedade de alimentos de alto teor calórico, as celebrações costumam ter pratos típicos como arroz doce, pé de moleque, bolos, doces de milho, entre outros. Para não se preocupar em queimar calorias depois de queimar a fogueira em junho e julho, que tal preparar os quitutes tradicionais substituindo alguns ingredientes?
De acordo com a engenheira de alimentos Fabiane Costacurta, é possível saborear pratos juninos com receitas que trazem benefícios à saúde e não pesam na balança. “Com o uso de alimentos integrais e produtos que substituem o açúcar, é possível preparar receitas deliciosas e celebrar a festa junina”, destaca Fabiane, que é especialista em assuntos regulatórios da Jasmine Alimentos, indústria especializada em produtos saudáveis.
Para tornar o “arraiá” ainda mais completo, confira três receitas típicas e saudáveis para curtir o “festerê” e, ainda, cuidar da saúde.
Pé de “Moleca” de Granola
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de Açúcar Mascavo Jasmine
- 1 colher (sopa) de água
- 1 xícara (chá) de Granola de Castanha-de-caju Jasmine
- 1 pitada de canela
Modo de preparo: em uma panela, cozinhe, em fogo baixo, o açúcar mascavo e a água. Vá mexendo, por aproximadamente 2 a 3 minutos, até dar ponto de “fio”. Depois, acrescente a granola e a canela. Misture tudo, coloque em uma forma pequena untada e aperte bem. Corte previamente antes de esfriar e sirva.
Arroz doce Saudável
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de Arroz Cateto Integral Jasmine
- 500 ml de Bebida Biovegetal Orgânica de Arroz com Amêndoas Jasmine
- ½ xícara (chá) de Açúcar Fit Jasmine
- 2 canelas em pau
- 4 cravos-da-índia
- 2 colheres (sopa) de Granola de Castanha-de-caju Jasmine
Modo de preparo: cozinhe o arroz com a bebida vegetal, o açúcar, a canela e o cravo por cerca de 30 minutos em fogo baixo, até adquirir consistência cremosa. Retire a canela e o cravo e sirva com a granola por cima, para proporcionar uma experiência sensorial diferente! Obs: açúcar Fit Jasmine adoça 2 vezes mais que o açúcar comum.
Bolo Junino Fit
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de Bebida Vegetal Orgânica de Aveia Jasmine
- ½ xícara (chá) de óleo vegetal
- ½ xícara (chá) de Açúcar Fit Jasmine
- 1 xícara (chá) de Farinha de Trigo Integral Jasmine
- 1 xícara (chá) de Granola de Castanha-de-caju Jasmine
- ½ xícara (chá) de amendoim torrado
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 3 ovos
Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador exceto a granola. Após obter uma mistura homogênea acrescente a granola e misture com uma colher. Unte uma forma e enfarinhe. Se quiser, polvilhe um pouco de granola e amendoim triturado e, depois, despeje a massa. Asse em forno preaquecido a 180°C por 40 minutos ou até que a massa fique dourada por cima.
Sobre a Jasmine Alimentos
A Jasmine Alimentos é uma empresa referência em alimentação saudável. Com produtos categorizados em orgânicos, zero açúcar, integrais e sem glúten, a marca visa atingir o público que busca alimentos saudáveis de verdade e qualidade de vida. A operação da Jasmine começou de forma artesanal há 30 anos, no Paraná. A Jasmine está consolidada em todo Brasil e ampliando sua atuação para a América Latina. Desde 2014 a marca pertence ao grupo francês Nutrition et Santé, detentor de outras marcas líderes no segmento saudável na Europa.
Mais informações: www.jasminealimentos.com
Elenir Alves é formada em Publicidade e Marketing. Editora-chefe da Revista Projeto AutoEstima e Assessora de Imprensa da Revista Conexão Literatura. Foi coeditora, juntamente de Ademir Pascale, do extinto fanzine TerrorZine – Minicontos de Terror. Foi coautora de diversos livros, entre eles “Draculea – o Livro Secreto dos Vampiros”, “Metamorfose – A Fúria dos Lobisomens” e “Zumbis – Quem disse que eles estão mortos?”, nas horas vagas adora escrever poemas e frases inspiradoras.
Redes Sociais:
www.facebook.com/projetoautoestima
www.instagram.com/revistaprojetoautoestima
Site: www.revistaprojetoautoestima.blogspot.com