Por dentro, fofinho e macio, já por fora, crocante. O famoso pão de queijo mineiro conquistou o paladar de todos e ultrapassou as barreiras geográficas! Seja no café da manhã ou da tarde, essa iguaria é marca registrada no dia a dia das pessoas.  

Com o seu jeito simples e delicioso, o Dia do Pão de Queijo é celebrado em 17 de agosto. A receita foi desenvolvida por volta de 1750, quando fazendeiros de Minas Gerais começaram a produzir leites e derivados.  

Porém, sabe esse gosto delicioso que você sente ao saborear um pedaço de pão de queijo? Ele tem nome: é umami. Considerado o quinto gosto do paladar humano, o umami provoca essa sensação saborosa, prologando o gosto no paladar.  

Segundo a nutricionista do Comitê Umami, Lisiane Miura, o queijo é um alimento umami, pois tem em sua composição a presença de glutamato, aminoácido responsável pelo gosto umami.   

“Quanto mais curado o queijo, mais umami ele será! É isso que deixa a receita mais saborosa e prolonga o sabor. E tem também o mix de texturas, provocado pela crosta crocante em contraste com a maciez interna. Juntos, todos esses fatores formam a famosa combinação que agrada muitos paladares”, explica. 

Agora é só aprender a receita e dividir com os amigos e a família! Confira abaixo: 

 

PÃO DE QUEIJO CROCANTE

Tempo de preparo: 30 minutos (+ 20 minutos de forno)

Rendimento: 42 unidades

INGREDIENTES

 

MODO DE PREPARO

  1. Em uma tigela grande, coloque o polvilho e reserve.
  2. Em uma panela média, coloque o leite e o óleo, e leve ao fogo médio até ferver.
  3. Transfira para a tigela com o polvilho e misture bem com o auxílio de uma colher.
  4. Espere a massa esfriar um pouco e amasse com as mãos até amornar. Acrescente o ovo e incorpore-o à massa. Adicione o sal e os queijos, e continue mexendo até obter uma massa lisa e homogênea.
  5. Modele pequenas esferas e disponha-as em uma assadeira untada. Leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 20 minutos, ou até dourarem.
  6. Retire do forno e sirva em seguida.

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/gostoumami e instagram.com/ogostoumami.

Compartilhe :)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *