Em “Horizonte Ampliado”, o renomado fotógrafo e o conceituado historiador percorreram galerias e casa de colecionadores para mostrar como as peças produzidas à época continuam relevantes no Brasil e no mundo

À esquerda: coleção Esther Faingold, cadeiras Sesc Pompeia, ganham a companhia de trabalhos de Julio Le Parc, Tunga e Esther Faingold. À direita, capa do livro “Horizonte Aberto _ Fotos: Ruy Teixeira

A nova edição de Casa Vogue celebra o mobiliário brasileiro com uma reportagem sobre o recém-lançado Horizonte Ampliado – Design Moderno Brasileiro” (editora Olhares), livro assinado pelo fotógrafo Ruy Teixeira e pelo historiador Jayme Vargas.

Para compor a nova publicação, a dupla percorreu galerias e casa de colecionadores para exaltar a maestria do mobiliário moderno brasileiro e mostrar como peças produzidas à época permanecem relevantes no Brasil e no exterior.

Ao criar os ensaios para o livro, Ruy se esmerou em retratar peças emblemáticas, como as poltronas FdC1, de Flávio de Carvalho, e as cadeiras Sesc Pompeia, de Lina Bo Bardi, em diálogo com a arquitetura, os objetos e as obras de arte do entorno. “Escolho o que será mostrado, mudo coisas de lugar e faço as composições. Gosto de montar meus altares de contemplação”, afirma o fotógrafo.

Concebido em parceria com o historiador Jayme Vargas, autor dos textos, o livro adentra casas de colecionadores e procura captar a essência do mobiliário moderno em ambientes contemporâneos. “Os móveis expressam a época na qual havia um ideal de modernização do país em todos os setores da sociedade, e o design seria o modo como essa transformação positiva chegaria à vida cotidiana”, explica Jayme.

Galerias especializadas na produção que vai dos anos 1940 aos 1970 – dez brasileiras e seis estrangeiras – também ganham as páginas da obra, em uma demonstração de que extrapolaram sua função comercial para assumir um papel expositivo e de pesquisa.

Recheado de histórias que o leitor frui aos poucos, absorvido pela riqueza de informações, o livro é a continuação de “Desenho da Utopia” (editora Olhares), que Ruy e Jayme lançaram em 2016, anos após se conheceram durante uma reportagem de Casa Vogue.

“Horizonte Ampliado” trata do amadurecimento das coleções particulares e da busca de novos caminhos. A edição contou com o respaldo da Associação Mobiliário e Design Moderno Brasileiro (AMDMB), presidida por Jayme, que reúne uma parte das galerias incluídas na publicação e cujo objetivo é promover e preservar o legado da época.

Confira o conteúdo completo na Casa Vogue de dezembro e janeiro, disponível em versão digital e nas melhores bancas do país.

SERVIÇO

Revista Casa Vogue | Edição 457 (dezembro de 2023 e janeiro de 2024)

Compartilhe :)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *