Peça publicitária traz narrativa de emoção, humor e música – tradicionais elementos da marca -, e conta com a participação do frentiscão Matuê

A Ipiranga faz parte da jornada dos brasileiros e, como todo bom parceiro, neste final de ano celebra o que passou e reforça que está junto com seus consumidores. Aquela parceria que deixa tudo mais leve, que abastece a vida em movimento e não para, permitindo que todos possam ir mais longe, é mote para o novo filme que estreia dia 29, no intervalo do Jornal Nacional, da Rede Globo. A nova peça publicitária – que também terá forte presença nas redes sociais – homenageia os Vips (frentistas do posto).

Idealizado pela Ipiranga e realizado pela Talent, o filme “Tropa do Caramelo” foi gravado no Posto Pilar do Tietê, em São Paulo, e se passa na noite de Ano-Novo. Na história, diversas pessoas transitam pelo local para se abastecerem (com combustível, compras na AmPm etc.) e deixarem a noite mais especial. Quando o último cliente vai embora, os Vips são surpreendidos com uma festa surpresa feita pelo frentista mais famoso das redes, o frentiscão @matueofrentista – resgatado e adotado há dois anos pelo posto Ipiranga da Rede Castelo, em Campinas –, ao lado de outros cãezinhos, na hora da virada. A comemoração tem direito à música, dança e muita diversão, tornando a noite de Réveillon especial.

“Vamos mostrar como é a festa no Posto Ipiranga, cheia de elementos cotidianos de forma divertida, com elementos de tudo o que comunicamos ao longo de 2023. Não poderíamos deixar de homenagear os nossos parceiros VIPS, que tiveram protagonismo em todas as nossas campanhas. São eles que levam a milhares de consumidores, todos os dias, a nossa marca, o nosso compromisso, e a qualidade dos nossos produtos e serviços. ‘Tropa do Caramelo’ é um filme lindo e divertido com nosso agradecimento mais do que especial. Afinal de contas, nas noites de Natal e Ano-Novo, mais de 1.000 postos da rede Ipiranga permanecem abertos. O posto Ipiranga não para, para que os brasileiros possam ir mais longe”, conta Bárbara Miranda, vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios. 

Na noite do dia 21, alguns Vips foram surpreendidos com blitz em cinco postos do Rio de Janeiro para entrega presencial de cestas em reconhecimento ao trabalho em turnos da madrugada. Além disso, em todo o Brasil, alguns Vips dessa escala poderão receber cupons para garantir sua ceia.

O filme contou com atores caninos e a Ipiranga não ia deixar de homenageá-los também. Por isso, nada mais justo que eles ganhem um novo lar em 2024. Em janeiro, a empresa vai promover no Instagram e na matriz da companhia, no Rio de Janeiro, uma ação para adoção de bichinhos de estimação, em parceria com ONGs.

Para Camila Miyamura, diretora de Criação da Talent, o foco é trazer um diálogo mais íntimo com o consumidor de maneira inusitada. ‘’Não é comum que uma marca da categoria se comunique dessa forma, principalmente nessa época do ano, quando muitas marcas têm mensagens mais emocionais. Mas dessa maneira conseguimos reforçar a parceria e o compromisso com a jornada do público de uma maneira inusitada’’, comenta Camila. ‘’Ipiranga é a cara do brasileiro. Por isso, leveza, irreverência e ineditismo estão sempre presentes na sua comunicação. Nesse caso, a brasilidade ficou por conta da Tropa do Caramelo’’, completa Lui Lima, também diretor de Criação da agência.

Sobre a Ipiranga

A Ipiranga está presente na jornada de mobilidade de milhões de brasileiros. São mais de 86 anos em operações de excelência e qualidade de combustíveis e atendimento ao consumidor, valorizando o relacionamento com clientes e o compromisso com a inovação e o futuro da mobilidade urbana. São cerca de 6 mil postos e mais de 6 mil grandes clientes que aplicam o portfólio pioneiro de produtos e serviços da Ipiranga para atividades da indústria, transporte, logística e carga. Reconhecida por diversos rankings, a Ipiranga tem as maiores marcas de franquias próprias dos segmentos de conveniência e troca de óleo e pequenos reparos, a AmPm e o Jet Oil, além de um dos maiores programas de fidelidade do Brasil, o Km de Vantagens, com mais de 37 milhões de participantes.

Ficha técnica

Aprovação Cliente Ipiranga

CEO: Leonardo Linden

VP de Marketing e Desenvolvimento de Negócios: Bárbara Miranda

Diretora de Marketing: Rafaella Gobara 

Gerente de Comunicação e Marketing: Fernanda Menezes 

Equipe Técnica: Eric Key, Fernanda Nunes Giovanini, Thays Pereira, Clarissa Cogo, Ana Barbara Elias, Joana Grottera, Nicole Ferraz, Carolinne Bento e Flavia Villas Boas

TALENT

Agência: Talent

Anunciante: Ipiranga Produtos de Petróleo

Produto: Institucional

Campanha: Filme Final de Ano

Título: Tropa do Caramelo

CEO: Lica Bueno

ECDs: Ana Cavalcanti, Danilo Janjacomo e Rodrigo Lugato

Diretores de Criação: Camila Miyamura e Lui Lima

Criação: Rodrigo Casanovas, Rafael Santos

Negócios: Carol Escorel, Fernanda Faria, Alice Savioli, Wey Borges

Planejamento: Gabriela Soares, Danilo Honorato Campos, Alexandre Dória e Gisele Lacerda

Mídia: Aga Porada, Julia Martinez, Sara Alves e Rogério Vasconcelos

Diretor Executivo RTV: Victor Alloza

Produtora RTV: Erika Sartini

Estagiária de Produção: Bordô Andrade

Comunicação: Rejane Romano, Marjorie Martins e Samara Chrystine

PRODUTORA O2 FILMES

Direção: Paulo Caruso

Diretora Produção Executiva: Flavia Zanini

Produção Executiva: Gustavo Nogueira

Assistente Executiva: Fernanda Figueiredo

Diretora de Atendimento: Rejane Bicca

Atendimento: Rose Bichara, Rodrigo Ohara, Ivan Caetano

Atendimento de Pós: Nany Lucena e Breno Panfili

Direção de Fotografia: Ralph Strelow

Direção de Arte: Marcelo Escañuela

Direção de Produção: Alberto Mariotto

1ª Assistente de Produção: Kaká Gonçalves

Produtor de Elenco: Cecilia Homem de Melo

Produtora de Figurino: David Parizotte

Cabeleireiro e Maquiador: Denise Borro

Pós-produção: O2 Pós

Montagem: Pedro Andreta

Coordenador de Pós-Produção: Claudio Tolentino

Supervisores de Pós-produção: Henrique Gomes, Mariana Falcão e Beatriz Mazarak

LOUD +

Direção musical: Gustavo Garbato e Fabio Smeili

Atendimento:  Lu Fernandes, Priscila Miranda e Juliana Pontes

Produção: Felipe Kim, Pedro Turcão, Hugo Mariutti, Rafael Kabelo, Rodrigo Scarcello, e Yuri Chix.

Finalização: Pedro Cortez, Ricardo Bertran, Luca Fasano, Eduardo Barbosa e Rodrigo Tedesco.

Produção executiva: Maia Feres

Coordenação: Rafael Silvestrini, Izabel Sanches e Doug Freitas

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