Juliana Rangel, idealizadora do evento, estilista Júlio César e Danilo Vilarim da Juliana Rangel Comunicação – Débora Pitanguy

A cidade voltou para o circuito fashion com o 1° workshop de moda internacional do interior de SP, com Júlio César direto dos Estados Unidos

Ribeirão Preto voltou para o circuito fashion na última quarta-feira, dia 17, com o IFA Business New York/Brasil, promovido no Shopping Iguatemi. O 1° workshop de moda internacional do interior de São Paulo teve palestra com o estilista brasileiro Júlio César, radicado nos Estados Unidos, onde tem um ateliê há 30 anos na cidade de Nova York. O evento reuniu profissionais do mercado da moda de toda a região.

Durante o workshop, que teve abertura com Matheus Consoli, co-fundador da EdexLab FGV (Fundação Getúlio Vargas) sobre empreendedorismo, o estilista internacional apresentou sua história inspiradora – desde quando saiu do Rio Grande do Norte até chegar a Nova York. Além de falar da abertura de mercado e técnicas que utiliza na confecção de suas peças, ele também apresentou alguns trabalhos com um mini desfile no final da sua palestra.

Público acompanhou a abertura com Matheus Consoli, co-fundador da EdexLab FGV, sobre empreendedorismo – Débora Pitanguy

“Amei a cidade, quero voltar, foi incrível tudo”, comentou Júlio César, que destacou como entrou no mercado da moda. “Meu primeiro contato com a moda foi em Londres, quando eu tinha uma festa a fantasia para ir e não tinha o que vestir e fiz a minha própria roupa”, relembrou o estilista.

Júlio César também contou em detalhes como desenvolve figurinos para atores. “Uma das minhas técnicas é a bespoke tailoring, que é onde toda a estrutura da peça é feita à mão. E foi essa técnica que utilizei na criação dos figurinos do ator Darren Goldenstein, para a nova série da HBO, que será lançada ainda esse ano. Passei um mês inteiro estudando como fazer essa técnica”, contou durante o workshop.

Para Matheus Consoli, da EdexLab FGV, que abriu o IFA Business New York/Brasil, o empreendedorismo anda muito próximo com inovação. “Seja um negócio que já existe, mas com formas diferentes e é um pouco disso que falamos aqui hoje”, destacou o palestrante internacional especializado em Estratégias e Negócios.

O IFA Business New York/Brasil foi organizado pela agência Juliana Rangel Comunicação, que atua há oito anos no mercado. O evento teve o patrocínio da EdexLab FGV (Fundação Getúlio Vargas), Constance Calçados, Guapa Brand, Dzarm e Design Bijoux, e o apoio de Outback, Extreme Coquetelaria, Vinícola Garibaldi, Débora Pitanguy Fotografia, Jotta&Co e To Be.

Transmissão do evento

O IFA Business New York/Brasil foi um evento mais intimista e teve convites esgotados. Para que outras pessoas tivessem acesso aos bastidores (como um tapete vermelho do Oscar) e ao conteúdo do workshop, foi preparada uma transmissão de alta tecnologia para os canais do YouTube IFA Moda e Juliana Rangel News.

“O IFA foi pensado para ser um evento mais exclusivo, até por conta do número limitado de pessoas no workshop e no sofisticado coquetel que preparamos na sequência. Mas não poderíamos deixar de compartilhar com o mundo esse conteúdo riquíssimo e formato de evento único no interior de São Paulo”, explicou Juliana Rangel, idealizadora do evento. A transmissão completa pode ser acessada pelo link.  

Juliana Rangel e Júlio César com as modelos no coquetel – Débora Pitanguy

As entrevistas foram conduzidas pelo produtor de moda Robes Britto e por Juliana Rangel, que além de empresária, é jornalista e atua na área há 29 anos. “Foi demais mostrar todos os bastidores, os looks dos participantes, as entrevistas desse evento histórico no interior de São Paulol”, comemorou Robes Britto.

Quem é Júlio César

Natural de Mossoró, no Rio Grande do Norte, Júlio César se divide, hoje, entre os seus ateliês de Natal e Nova York. Além de ser o único estilista brasileiro a fazer parte da Vogue Patterns, conceituado catálogo presente no mundo todo com moldes exclusivos de estilistas convidados, ele também já trabalhou no departamento de pesquisa da Folha de São Paulo e para o fã clube “Ovelha Negra”, da Rita Lee. 

Das várias técnicas que Júlio César pratica, a colagem sobre tecido é a que ele mais gosta, somando com a responsabilidade da moda sustentável. O estilista se tornou um profissional respeitado nacional e internacional criando suas próprias referências, produzindo peças fortes, coloridas e intrigantes. 

Compartilhe :)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *