O programa capacita jovens em situação de vulnerabilidade social por meio da gastronomia

A São Paulo Restaurant Week caminha junto com a solidariedade e atua como agente de transformação social a partir de parcerias com instituições beneficentes. Em sua 32ª edição, o festival acontece até 19 de maio em mais de 160 restaurantes renomados da capital paulista e da Grande São Paulo, com menus completos (entrada, prato principal e sobremesa) a preços fixos de R$54,90 a R$149,00,

A ação social acontece com o incentivo dos restaurantes aos clientes para a doação de R$2,00 por menu consumido para a organização sem fins lucrativos Chef Aprendiz, que capacita jovens a partir dos 17 anos através da gastronomia e de práticas de desenvolvimento humano.

“É muito importante para nós, que fomentamos o mundo da gastronomia, ajudar a criar novos chefs e impactar a vida de jovens que estão em situação de vulnerabilidade social. Ao aproximar, principalmente, as crianças e os adolescentes de boas oportunidades, preenchendo os períodos com atividades e práticas saudáveis, contribuímos para que se tornem mais autossuficientes, também melhorando as condições das famílias e das comunidades nas quais estão inseridos,” diz Fernando Reis, idealizador da Brasil Restaurant Week.

Parceria de Sucesso

Na edição passada, por exemplo, os restaurantes que mais arrecadaram doações para o Chef Aprendiz foram Camarões, Paellas Pepe e La Piadina.

“A edição anterior da São Paulo Restaurant Week foi muito importante para o nosso restaurante e para o projeto social. Foi uma fusão de ideais e ficamos felizes em poder ajudar. O valor vai diretamente na conta do cliente e utilizamos esse momento como forma de conexão, explicando o projeto para o qual o valor de R$2,00 por menu é destinado. E aí engajamos mais ainda a participação. E nós temos o Vinicius aqui, um aprendiz que se formou pelo projeto. Então, conseguimos encantar mais clientes com o exemplo dele”, conta Newton, do restaurante Camarões.

Sobre o Chef Aprendiz


O projeto atua desde 2015 em São Paulo e na Grande São Paulo de modo itinerante, e, desde então, já formou 209 jovens. Ao proporcionar formação profissional, o projeto busca abrir portas para os participantes, conectando-os com oportunidades de emprego em restaurantes e outras instituições gastronômicas parceiras.

Os alunos vivenciam aulas teóricas e práticas sobre técnicas básicas de cozinha, história da gastronomia, gestão emocional, sustentabilidade, autodesenvolvimento e suporte psicológico para a vida e o mercado de trabalho. Atualmente, mais de 66% dos jovens formados pelo projeto estão empregados, e outros tantos estão em processo de contratação ou entrevistas de trabalho.

“Desde a nossa primeira edição, realizada por meio de financiamento coletivo, vimos a força que a sociedade civil tem ao se unir em prol de uma causa. Hoje temos uma rede fortalecida que investe junto com a gente no potencial humano, diminuindo os abismos que enfrentamos em nosso dia a dia. Ser o projeto social beneficiado pela 32ª São Paulo Restaurant Week nos dá a possibilidade de aumentar a nossa rede, tanto com restaurantes que participam conosco da capacitação de centenas de jovens, quanto com milhares de pessoas que se deliciam durante o festival gastronômico,” afirma Beatriz Mansberger, fundadora do Chef Aprendiz.

As aulas acontecem no contraturno escolar, e contam com a participação de Chef convidados e especialistas em suas respectivas áreas, que compartilham seus conhecimentos com os participantes. Uma competição final encerra o processo com chave de ouro. Os jurados presentes, além de avaliá-los pedagogicamente, oferecem vagas de empregos para os jovens que querem iniciar uma carreira na cozinha. Saiba mais em chefaprendiz.com.br e @chefaprendiz.

Serviço:
32ª São Paulo Restaurant Week
Data: 19 de abril a 19 de maio
Menus:Tradicional: R$54,90 no almoço e R$69,90 no jantar.
Plus: R$68,80 no almoço e R$89,90 no jantar.
Premium: R$89,00 no almoço e R$109,00 no jantar.
Diamond: R$109,00 no almoço e R$149,00 no jantar.
Saiba mais em: www.restaurantweek.com.br e @restaurantweekbrasil

Sobre a Restaurant Week:
Presente em mais de 20 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 17 anos, um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. Com o objetivo de criar oportunidades e acesso à boa gastronomia, o festival movimenta e aquece o mercado gastronômico em períodos de baixa sazonalidade. Assim, durante o evento, os principais restaurantes preparam um menu especial, temático, com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar aos clientes experiências prazerosas.

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