Lançamento no Rio de Janeiro será no dia 3 de julho na Livraria da Travessa Botafogo, às 18h
O perspicaz e intuitivo inspetor Adauto Veloso Leão, o Sopa, passa por um delicado momento pessoal ao perder um amigo e ter que lidar com fantasmas da infância ao ser convidado para o casamento da irmã em São Paulo. Ao tirar licença da Divisão de Homicídios e Pessoas Desaparecidas, no Rio de Janeiro, não imaginava que, partindo para uma viagem sentimental, ele mesmo acabaria se tornando vítima de um crime, sumindo sem deixar rastros.
No livro ‘Inspetor Sopa e o caso do desaparecimento’ (Editora Cambucá, 2024), Sopa está em apuros e quem protagoniza a aventura investigativa pelo submundo da cosmopolita capital paulistana é o seu amigo de todas as horas, o policial Antônio, mais conhecido como Trombeta. Carioca da gema, que na hora do aperto apela sempre para seu “pai Xangô”, ele fica desorientado pelas ruas – e delícias dos restaurantes – de São Paulo enquanto procura pelo colega de delegacia.
Andréa Gaspar guia o leitor pelos bairros da Liberdade, Bom Retiro, Bixiga e Centro Histórico, entremeando a busca de Trombeta por pistas para solucionar o suspeito sumiço de Sopa com a descoberta de novos sabores das culturas imigrantes que formam a complexa e única metrópole.
“Escrever o terceiro livro da série foi uma volta ao passado. Não só para o inspetor Sopa, mas também para mim como escritora. Revisitar os bairros da cidade que não pode parar, resgatar um pouco da história por meio de suas construções e restaurantes tradicionais foi revigorante. Num momento em que a especulação imobiliária devora a cidade por todos os lados, é importante rever a deselegância discreta de nossas esquinas e apresentá-las ao leitor com um olhar poético, ao mesmo tempo em que o mistério do desaparecimento vai sendo revelado”, diz a autora que, como o personagem, nasceu na Terra da Garoa e adotou o Rio de Janeiro.
O volume ‘Inspetor Sopa e o caso do desaparecimento’ é parte de uma série de romance policial que inclui os livros ‘Inspetor Sopa e o último copo’ (2019) e ‘Inspetor Sopa e o crime do mosteiro’ (2021), reconhecido com o Prêmio Talentos Helvético-Brasileiros. Em 2024, a sequência ganhou nova identidade visual assinada pela designer Cintia Belloc.
LANÇAMENTO:
3 de julho de 2024, às 18h
Livraria da Travessa Botafogo
Rua Voluntários da Pátria, 97
– Botafogo, Rio de Janeiro
SERVIÇO
Inspetor Sopa e o caso do desaparecimento
Andréa Gaspar
Editora Cambucá
202 páginas
Sobre a autora
Andréa Gaspar é escritora, roteirista, dramaturga, produtora, diretora e atriz. Graduada em Letras e Direito. Madame Gaspar é sua persona no YouTube. Especialista em formação de escritores, é autora de duas peças: Devil’s Bar e Entre princesas e monstros (infantil), encenadas no Brasil. Entre as obras publicadas estão: Inspetor Sopa e o crime do mosteiro, Editora Cambucá – 2021; Inspetor Sopa e o último copo, Editora Cambucá – 2019; Passante poeta, Editora Raiz, 2018; Despedaços (como coautora), Editora Oito e Meio, 2016; Visita ao DHPP (como coautora), Chiado Editora, 2015; e Licor de Pequi, Chiado Editora, 2014. @andreagasparescritora
Sobre a editora
A Editora Cambucá tem como propósito oferecer soluções editoriais para autores nacionais e independentes. Presta serviços de edição, parecer de manuscritos, consultoria, coaching, criação de projetos e publicação. Seu diferencial está alinhado à satisfação daqueles para quem trabalha: autores e leitores. @editora.cambuca | www.editoracambuca.com.br
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.blogspot.com). Fã de Edgar Allan Poe. Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado De Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo” e outros. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com