No ano em que um cronista é homenageado na Festa Literária de Paraty – o escritor carioca João do Rio -, a crônica brasileira ganha também novo fôlego com autores, e principalmente autoras, estreantes. Uma delas é a escritora e jornalista soteropolitana Luisa Sá Lasserre, que está lançando seu primeiro livro, Pensei, mas não disse. 

Ela desponta na literatura reunindo os textos que há anos publica na grande imprensa – a exemplo do jornal baiano A Tarde e da revista nacional Vida Simples. Luisa vem se destacando neste estilo literário pela forma criativa de entreter e convidar o leitor a fazer reflexões, a partir de um olhar sensível sobre o cotidiano da vida que não se faz de grandes arroubos, mas de instantes miúdos.

Lançado pela Patuá, uma das principais editoras independentes do país e que traz no portfólio três prêmios Jabuti, Pensei, mas não disse reúne cerca de 40 crônicas que versam sobre ser mulher, mãe, escritora, com recortes do período da pandemia e percepções sobre a vida. A obra tem apresentação do escritor e jornalista Carlos Ribeiro, que destaca a força da escrita de Luisa Sá Lasserre. 

“Um dos aspectos que muito nos surpreende e agrada neste livro de estreia é a capacidade de Luisa em expressar, com palavras precisas, pensamentos e sentimentos rarefeitos, dando-nos a sensação de que o faz primordialmente com aguçada sensibilidade, para só então convocar a razão a lapidá-las e, enfim, aprová-las. E publicá-las”, observa Ribeiro, ocupante da Cadeira nº 5 da Academia de Letras da Bahia, destacando, ainda, haver nas crônicas “um olhar profundamente humano, sensível e revelador das nossas idiossincrasias”. 

O lançamento oficial de Pensei, mas não disse, que já está à venda no site da Patuá, acontecerá em clima de celebração, no próximo dia 13 de agosto, às 19 horas, no espaço KreativLab do Goethe-Institut Salvador-Bahia/ICBA. Terá a presença da cantora Flávia Wenceslau, que fará um ‘pocket show’ para os convidados. Com a palavra, Luisa Sá Lasserre: “Livro é casa onde a gente vai morar por uns tempos. Mas, depois que termina de ler, é ele que passa a morar dentro da gente. Livro é casa. Basta abrir a porta. Pode entrar”!

Serviço

O quê: Lançamento do livro Pensei, mas não disse, de Luisa Sá Lasserre

Onde: KreativLab do Goethe-Institut Salvador/ICBA (Corredor da Vitória, 1809)

Quando: 13/08/2024 às 19h

Indicação etária: livre

Instagram: @luisasalasserre

Contato com a autora: 71 98240-5000

Compartilhe :)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *