De 1 a 29 de setembro, aos domingos, escritores infantis ocupam a biblioteca da unidade e contam as histórias de seus livros publicados
A biblioteca do Sesc Santo Amaro recebe cinco autores da literatura infantil para contar e encantar as crianças e toda a família com suas histórias, na série Leiturinha com o Autor, aos domingos, de 1 a 29 de setembro, às 13h. O evento é gratuito e livre para todas as idades.
Em comemoração ao Dia Mundial da Alfabetização (8 de setembro), a primeira edição do Leiturinha com o Autor é pensada especialmente para as crianças terem um contato mais próximo com os autores de livros feitos para elas. Além de ouvir as histórias diretamente de quem as escreveu, o público poderá descobrir diversas curiosidades sobra as obras e sobre o universo literário. Cada livro escolhido busca ampliar as leituras de mundo saindo de um olhar monocultural.
O autor tupi-guarani Luã Apyká abre o mês com a leitura de “Mandi Rekó – O Conto de Mandí”. Em uma narração bilíngue, no domingo, 1 de setembro, Apyká reconta o conto da tradição oral de seu povo. A história acompanha o nascimento, desenvolvimento e amadurecimento de Mandí, que traz uma experiência transformadora para a comunidade em que vive, onde uma nova sabedoria será transmitida a todos.
Com cantos e elementos linguísticos a história fala sobre costumes, hábitos, estrutura social e alimentar, bem como o papel renovador de Mandí para a cultura tupi-guarani. “Quase tudo o que foi criado sobre os povos indígenas foi por terceiros. Esse é um momento de protagonismo dos anciões, das crianças, da comunidade como os maiores detentores do saber. Poder registrar, ampliar e comunicar esse conhecimento é um dos maiores movimentos que produzimos para nós mesmos”, afirma o escritor.
No domingo seguinte, dia 8, a escritora Bruna Cristina traz para o projeto uma experiência literária que estimula a identificação e a autoestima por meio da leitura do livro “Aimée e a Coroa que Não Conseguiu Ver”. A narrativa convida as crianças a embarcarem em uma jornada de descoberta e aprendizados, destacando a importância da representatividade desde cedo.
Ao som de maracas e com dinâmicas brincantes, no dia 15 de setembro, Auritha Tabajara convida o público a se envolver na história e cultura indígena de “Curumim Tabajara – criança brincando” e a viajar entre as xilogravuras, cores e declamações de seu outro livro “Coração na aldeia, pés no mundo”.
No domingo, dia 22, a leiturinha é com Bruna Burkert, que apresenta o seu livro “O Riso de Luiza”. Luiza é aluna nova na escola da Kailani, uma menina esperta e faladeira, que gosta de contar sobre os acontecimentos da escola para a mãe. Nos últimos dias essa conversa tem sido tomada por um assunto intrigante, Kailani não entende por que sua amiga, recém chegada à turma, não ri ou expressa seus sentimentos como as outras crianças.
A obra é ilustrada pelos artistas Alice Procter e Diego Clementino e traz um projeto gráfico pensado para garantir acessibilidade a todos os públicos, com glossário de Libras, versão em audiobook e QR Code, que direciona o leitor a um vídeo de interpretação em Libras. Essa atividade conta com recurso de tradução em Libras e faz parte do projeto Modos de Acessar.
Encerrando o mês, no dia 29 de setembro, Larissa Ramalhoso conduz as crianças por uma divertida aventura com a leitura de “Vamos Encavernar?”. Nesta história, os pequenos são incentivados a brincar de faz de conta e resolver problemas usando diferentes estratégias. A atividade lúdica envolve temas como a propriedade dos materiais, padrões e medidas.
Sobre os autores:
Luã Apyká mora na Tabaçu Rekó Ypy, Terra Indígena Piaçagura em Peruíbe-SP, é membro do clã Nhe’¿ Porã, artista, escritor, tradutor, ativista, professor e contador de história.
Bruna Cristina é escritora e pedagoga, especialista em educação infantil e educação antirracista, por intermédio da literatura e lúdico.
Auritha Tabajara é escritora, poeta, compositora, atriz e contadora de histórias indígenas. Primeira mulher indígena a publicar livros em cordel do Brasil.
Bruna Burkert é escritora, atriz e especialista em Acessibilidade Cultural, formada pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). É presidente do Instituto RIA (Respeito – Inclusão – Acesso) onde desenvolve há quase uma década projetos de teatro com crianças com deficiência nas periferias, como oficinas e montagens teatrais e contações de histórias bilíngue.
Larissa Ramalhoso é pedagoga, contadora de histórias, especialista em novas metodologias, escritora e editora de livros didáticos, paradidáticos e literários, e formadora de professores de redes municipais.
Sobre a biblioteca do Sesc Santo Amaro:
Você sabia que existe uma biblioteca no Sesc Santo Amaro? Localizada no 2º andar da unidade, a biblioteca do Sesc Santo Amaro tem acesso livre e um acervo variado de livros, jornais, revistas e audiolivros. São cerca de 4.600 títulos que abrangem literatura infantil, autores brasileiros e estrangeiros, história em quadrinhos e áreas variadas, tais como gastronomia, artes, esporte, entre outros. Além da leitura no local, que oferece mesas e rede Wi-fi, você também pode pegar livros emprestados. Com o cadastro na rede Sesc de Bibliotecas, que qualquer pessoa pode fazer e de maneira gratuita, é possível retirar até cinco livros simultaneamente. Mais informações aqui.
SERVIÇO:
Leiturinha com o Autor
Mediação de leitura
De 1 a 29 de agosto de 2024, domingos, às 13h
Biblioteca – Sesc Santo Amaro
Classificação indicativa: Livre
Grátis
Sesc Santo Amaro
Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo (SP)
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h30 | Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h30.
Como Chegar de Transporte Público: 300m a pé da Estação Largo Treze (metrô), 900m a pé da Estação Santo Amaro (CPTM), 350m a pé do Terminal Santo Amaro (ônibus).
Acessibilidade: A praça dá acesso a todos os andares (subsolo | térreo | 1º pav. | 2º pav.) do prédio e aos espaços de atividades por meio de dois elevadores. A Unidade possui banheiros e vestiários adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, espaço reservado no Teatro e conta com seis vagas especiais no estacionamento.
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.blogspot.com). Fã de Edgar Allan Poe. Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado De Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo” e outros. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com