Descubra conosco os sabores genuínos e autênticos da nossa terra, uma das regiões do sul da Itália, a ponta da bota: a Calábria, onde a terra e o mar se fundem e dão vida a uma tradição culinária histórica. Nesta seção, vamos apresentar os sabores intensos que nos acompanham desde sempre e que amamos. Vamos embarcar em uma viagem culinária para descobrir as maravilhas gastronômicas que esta terra fascinante tem a oferecer.

ALMÔNDEGAS DE BERINJELA

Para a receita deste mês, propomos deliciosas e crocantes almôndegas de berinjela. Enriquecidas com os sabores de pecorino, manjericão e alho, que as tornam perfumadas e irresistíveis, você não vai conseguir parar de comê-las! É um prato típico de verão, consumido principalmente durante a estação quente, e agrada a todos. Esta receita faz parte da cultura culinária do sul da Itália há séculos, passada de geração em geração. Não existe uma versão única da receita, pois a cozinha pobre utilizava o que estava disponível no momento. Além disso, não há quantidades exatas para os ingredientes, sendo o resultado da tradição e da habilidade popular.

INGREDIENTES para 4 pessoas

PREPARO

Primeiro, prepare a polpa das berinjelas: faça pequenos cortes nas berinjelas inteiras e cozinhe-as no micro-ondas na potência máxima por cerca de 15 minutos (o tempo de cozimento depende do tamanho das berinjelas; elas devem estar macias por dentro).

Enquanto isso, coloque um pouco de pão de molho no leite.

Quando as berinjelas estiverem mornas, retire a casca e corte-as em pedaços.

Comece a preparar a massa das almôndegas adicionando à polpa o pão espremido, o queijo ralado, um pedaço de alho picado, as folhas de manjericão, o sal, a pimenta e o azeite.

Misture tudo, ajustando a consistência com miolo de pão fresco, se achar necessário.

Forme bolinhas e passe-as na farinha de rosca.

Frite as almôndegas em óleo quente (você também pode assá-las no forno ou na air fryer) até dourarem. Sirva-as ainda quentes e bom apetite!

Mini seção “Curiosidades sobre os ingredientes”

As Berinjelas
As berinjelas, especialmente no sul da Itália, são as rainhas indiscutíveis do verão. Preparadas de várias maneiras, elas se prestam a diferentes tipos de cozimento e receitas. De entradas a pratos principais, passando por petiscos e até doces! Alguns exemplos são as berinjelas em conserva, a parmigiana, os filés de berinjela, as berinjelas em salada, as berinjelas com chocolate, e assim por diante! Além de serem deliciosas, acredita-se que as berinjelas tenham propriedades semelhantes às do alcachofra, sendo muito úteis para equilibrar a função hepática. Ricas em potássio e fibras, possuem boas propriedades remineralizantes, depurativas, diuréticas e anti-inflamatórias.
Antigamente, as folhas de berinjela eram usadas para preparar cataplasmas emolientes, úteis em casos de queimaduras, inflamações, etc.

Quem Somos

Primos, cresceram juntos, companheiros de aventuras e com uma paixão pela vida e pela cozinha.

Antonio Di Bianco: 1993, psicólogo clínico com mestrado em recursos humanos. Fala quatro idiomas: italiano, inglês, espanhol e português. Já visitou vários países, criando conexões e encontrando inspiração para escrever o livro “Que Sejam Olhos Novos”. Uma coleção de poesias corajosas publicada também no Brasil há alguns meses. É apaixonado por culturas, viagens, astronomia, canto e arte.

Cristiana Caccamo: 1995, estudou inglês e espanhol, mas sua devoção pela cozinha e pela comida a levou a trabalhar em cozinhas de alto nível, em vários restaurantes estrelados no guia Michelin. Começando pelos pratos principais e entradas, especializou-se em confeitaria, tornando-se chef de confeitaria.

Adora viajar, descobrir culturas e curiosidades sobre as cozinhas do mundo, além de desenho, cerâmica e crochê.

CONFIRA MAIS RECEITAS DOS AUTORES: CLIQUE AQUI

ESSA RECEITA VOCÊ IRÁ ENCONTRAR TAMBÉM NA EDIÇÃO DE Nº54 DA REVISTA PROJETO AUTOESTIMA. CLIQUE AQUI

SAIBA COMO DIVULGAR O SEU PRODUTO, LOJA, MARCA, REDES SOCIAIS, LIVRO, EVENTO OU LANÇAMENTO AQUI NA REVISTA PROJETO AUTOESTIMA: CLIQUE AQUI

Compartilhe :)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *