Revista Projeto AutoEstima: Primeiramente queremos agradecer por você conceder essa entrevista. Para iniciarmos, conte-nos um pouco da sua história, da sua carreira como costureira.

Rosane Diniz: Desde pequena eu observava a minha mãe costurar. Naquela época ela costurava para os filhos. A minha madrinha era costureira profissional e eu ia ajudá-la nas horas em que não estava estudando. Ainda na adolescência, entre 12 e 14 anos, eu queria confeccionar bonecas de pano e suas roupinhas (era comum na época), então eu pedia à minha mãe para me ensinar a costurar e sentava à máquina, manuseava e fazia o acabamento à mão.

Quando a minha mãe viajava e deixava algumas peças cortadas, eu aproveitava a ausência dela e costurava do meu jeito. Quando ela retornava e via as peças prontas, admirava o meu trabalho e dizi que estava muito bem executado. Isso me alegrava, mas naquele momento eu não imaginava que um dia me tornaria a costureira que eu sou hoje.

Revista Projeto AutoEstima: O que a levou seguir a carreira de costureira?

Rosane Diniz: Acredito que eu não escolhi a costura, ela quem me escolheu! (rs) Sou professora de formação, mas não segui carreira. Sempre gostei de trabalhos artesanais e a medida em que eu ia aprendendo, ia me aprimorando e queria aprender mais. Aos 22 anos, com dois filhos e sem trabalho, comprei uma máquina de costura e comecei a confeccionar. À época não existia tantas opções de lojas para comprar roupas prontas. Concluo dizendo que a necessidade foi determinante para eu seguir a carreira de costureira, mas como uma boa relação, o amor foi construído como uma colcha de retalhos, aos poucos.

Revista Projeto AutoEstima: Há quanto tempo você atua como costureira e quem são os seus

clientes?

Rosane Diniz: Profissionalmente atuo há 36 anos como costureira e modelista. Nesse período fiz muitos clientes e costumo dizer que quem me procura deseja uma roupa personalizada, sob medida e exclusiva.

O grande diferencial do meu trabalho é o fascínio em deixar o meu cliente feliz e satisfeito. Os meus clientes são homens e mulheres que geralmente não encontram nas lojas roupas que representam sua identidade!

Revista Projeto AutoEstima: Conte um pouco da sua experiência trabalhando com diferentes tipos de tecidos, de estilos.

Rosane Diniz: Acredito que a regra número um é não ter medo e confiar no seu trabalho. Existem inúmeros tipos de tecidos e cada um é um desafio diferente. No meu curso de modelagem, aprendi muito sobre tecidos e o importante não é o valor e sim a qualidade. Inclusive eu sempre indico aos meus clientes que não precisa investir muito dinheiro, o importante é uma boa modelagem e criatividade.

Rosane Diniz – Foto divulgação

Revista Projeto AutoEstima: Como você se mantém atualizada com as últimas tendências da moda?

Rosane Diniz: Hoje, com o crescente avanço da internet e de tantas outras formas de mídias sociais, torna-se mais fácil manter-se atualizada porque, com um clique você pode estar em qualquer passarela de moda do mundo ou até seguir o seu designer preferido.

Rosane Diniz – Foto divulgação

Revista Projeto AutoEstima: Houve alguma ocasião em que você teve que solucionar um problema em uma roupa?

Rosane Diniz: Sim, diversas vezes. Solucionar problemas é uma tarefa bastante corriqueira em qualquer trabalho. Aqui já atendi uma cliente que comprou um vestido de noiva pela internet e o vestido não ficou bom, isso às vésperas do casamento. Nesse caso, transformei completamente o vestido dela e em tempo recorde. Também já tive casos em que confeccionei um vestido de festa em três dias.

Revista Projeto AutoEstima: Poderia comentar sobre sua experiência trabalhando com clientes para criar roupas personalizadas?

Rosane Diniz: Eu amo! É um trabalho muito gratificante e eu me doo por completo para confeccionar uma peça. Minha maior satisfação é ver a alegria do meu cliente. Uma experiência marcante foi o trabalho que desenvolvi para um cliente que queria uma fantasia de luxo para o Carnaval do Copacabana Palace. Ficou realmente incrível!

Tiago Correia – Foto divulgação

Revista Projeto AutoEstima: Quantas peças de roupa você consegue produzir em um dia?

Rosane Diniz: Depende da peça. Normalmente eu confecciono peças muito elaboradas, então leva dias para terminar.

Patrícia Leal – Foto divulgação

Revista Projeto AutoEstima: Quantos clientes você atende por dia?

Rosane Diniz: Faço muitos atendimentos em um dia. Mas isso vai depender do que o cliente quer. No caso de iniciar um trabalho, consigo atender cinco clientes para tirar as medidas e esclarecer as dúvidas.

Lucélia Jane Diniz – Foto divulgação

Camila Rosa – Foto divulgação

Leda Alves – Foto divulgação

Leda Alves – Foto divulgação

Ana Beatriz Carvalho – Foto divulgação

Revista Projeto AutoEstima: Como você lida com clientes difíceis ou exigentes?

Rosane Diniz: Lido com muita disposição em compreendê-los, pois sei que se eles me procuram é porque confiam no meu trabalho. Eles são especiais para mim. Clientes exigentes sempre nos trazem experiências sobre as quais aprendemos algo novo ou que nos desafiam mais e isso é muito válido.

Rosane Diniz – Foto divulgação

Rosane Diniz – Foto divulgação

Revista Projeto AutoEstima: Como você lida com clientes difíceis ou exigentes?

Rosane Diniz: Lido com muita disposição em compreendê-los, pois sei que se eles me procuram é porque confiam no meu trabalho. Eles são especiais para mim. Clientes exigentes sempre nos trazem experiências sobre as quais aprendemos algo novo ou que nos desafiam mais e isso é muito válido.

Revista Projeto AutoEstima: Como você gerencia seu tempo e prioriza tarefas ao longo do seu trabalho?

Rosane Diniz: Procuro gerenciar o meu tempo dando prioridade ao trabalho que tenha um prazo menor para cumprir. Sou muito exigente e responsável, sempre cumpro com os prazos. Trabalho com muito amor e isso me dar forças para me empenhar cada vez mais.

Revista Projeto AutoEstima: Como o leitor interessado deve proceder para saber um pouco mais sobre o seu trabalho?

Rosane Diniz: O leitor poderá acompanhar o meu trabalho nas redes sociais, no Facebook e Instagram. Nesses perfis sempre divulgo alguma coisa sobre o meu trabalho. Além disso, convido aos leitores para que venham fazer uma visita ao Ateliê Traje Fino, onde divido com minha irmã, Margareth Diniz, na Asa Norte SCLN 115, Bloco C, loja, 45, Brasília, DF.

Revista Projeto AutoEstima: Existem novos projetos em pauta?

Rosane Diniz: Sim, Desejo elaborar uma coleção em parceria com um designer fotográfico conhecido e divulgar o trabalho nas redes e mídias sociais. O nome “Rosane Diniz” como marca também está em meus próximos planos.

Perguntas rápidas:

Um (a) Profissional da costura: Ellie Saab e Zuhair Murad

Um livro: O Profeta de khalil Gilbran

Um ator ou atriz: Fernanda Montenegro

Um filme: Coco antes de Chanel

Um poeta: Carlos Drummond de Andrade

Um hobby: Criar e fazer artesanato, amo.

Uma cor favorita: Branco

Um dia especial: Meu aniversário, adoro comemorar

Revista Projeto AutoEstima: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Rosane Diniz – Foto divulgação

Para acompanhar o trabalho de Rosane Diniz, acesse as suas redes sociais: Facebook: https://www.facebook.com/rosane.r.diniz/

Instagram: https://www.instagram.com/rosanedinizz/

SAIBA COMO DIVULGAR O SEU PRODUTO, LOJA, MARCA, REDES SOCIAIS, LIVRO, EVENTO OU LANÇAMENTO AQUI NA REVISTA PROJETO AUTOESTIMA: CLIQUE AQUI

Compartilhe :)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *