Vinicius Cortez, coordenador de marketing e comunicação da Bienal do Livro Rio, entrega livro para criança no Complexo da Alemão (Divulgação Bienal)

Quarta edição do projeto “Invasão de Livros” contou com mais de 50 voluntários


As ruas dos Complexos do Alemão e da Penha foram tomadas por histórias e sorrisos durante a “Invasão de Livros”, realizada no último domingo, dia 24. A ação, uma parceria entre a ONG Voz das Comunidades e a Bienal do Livro Rio, reuniu mais de 50 voluntários que distribuíram aproximadamente seis mil livros em diversos pontos das comunidades. Esta foi a 4ª edição do projeto, idealizado por Rene Silva, jornalista e fundador do Voz das Comunidades.
 

Criado em memória à invasão policial no Complexo do Alemão em 2010, o “Invasão de Livros” busca transformar essa lembrança em uma iniciativa de esperança, promovendo a educação e espalhando o gosto pela leitura pelas favelas do Rio de Janeiro.
 

Segundo Vinicius Cortez, coordenador de marketing e comunicação da Bienal do Livro Rio, o projeto reflete o propósito da Bienal de incentivar a leitura como instrumento de transformação social.
 

“Estamos muito felizes em participar desta ação, um projeto que dialoga diretamente com a missão da Bienal: promover o hábito da leitura para mudar o país. Sabemos o quanto um livro pode transformar vidas e o impacto profundo que o hábito da leitura pode ter em relação ao desenvolvimento da criatividade e pensamento crítico. Queremos que o Complexo produza futuros escritores, contadores de histórias e agentes de transformação”, ressalta.

Divulgação Bienal

“Acreditamos que a leitura de livros é um pilar fundamental para promover o desenvolvimento da sociedade brasileira. Ao apoiar a ação “Invasão de Livros”, o SNEL reafirma seu compromisso por uma Nação Leitora”, afirma Dante Cid, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), que realiza a Bienal do Livro Rio junto com a GL events Exhibitions.

Apoio de editoras

A realização do projeto ‘Invasão de Livros’ só foi possível graças à mobilização de editoras e parceiros comprometidos com o estímulo à leitura e com a democratização do acesso aos livros. Grandes nomes do mercado editorial, como Record, Harper Collins, Intrínseca/Arqueiro/Sextante, Ciranda Cultural, Flyve, MostardaCompanhia das LetrasEditora Ciência, Leitura e Afeto, Agência RiffRoccoEdiouro e Janela Livraria uniram esforços e doaram exemplares que enriqueceram a experiência leitora de crianças, jovens e adultos. Esse apoio coletivo reforça o poder transformador da conexão com as histórias e a importância de iniciativas que levem cultura e conhecimento a todos os cantos.
 

Literatura que conecta gerações
 

Nesta edição, os participantes foram divididos em cinco grupos, carregando não apenas livros de diversos gêneros, mas também a missão de inspirar os moradores. Em diferentes pontos das comunidades, leitores e voluntários compartilharam momentos de conexão através da literatura.


Inês Andrade, de 64 anos, trouxe um olhar experiente sobre a importância dos livros. Leitora assídua e fã de romances policiais, como os de Agatha Christie, ela contou como a literatura impactou sua vida. “Fui acostumada a ler desde nova, mas hoje falta incentivo nas escolas e até dos pais. O livro faz você viajar e mostra que existe um mundo além da comunidade”.

Inês Andrade, 64, é leitora assídua e fã de romances policiais (Fabrício Sousa/Voz das Comunidades)

Fundador do Voz das Comunidades, Rene Silva afirma que o trabalho conjunto com a Bienal do Livro tem um impacto transformador:

“Essa iniciativa se torna ainda mais especial por ser fruto dessa parceria com a Bienal do Livro, que, mais uma vez, está conosco nessa construção. Ao incentivarmos a leitura entre a garotada, plantamos sementes para que, no futuro, eles possam se tornar grandes escritores e escritoras. É um projeto que promove sonhos e abre caminhos, preparando hoje o terreno para colhermos amanhã”.

SAIBA COMO DIVULGAR O SEU PRODUTO, LOJA, MARCA, REDES SOCIAIS, LIVRO, EVENTO OU LANÇAMENTO AQUI NA REVISTA PROJETO AUTOESTIMA: CLIQUE AQUI

Compartilhe :)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *