Sobremesa harmonizada com espumante Moscatel da Cooperativa Vinícola Garibaldi. Crédito: Fernanda Farias
Opção para ser servida no Natal ou no Ano-Novo, sobremesa harmoniza muito bem com espumante
As festas de final de ano são um prato cheio para quem gosta de boa mesa. Cheia de significados, a gastronomia servida no Natal e no Ano-Novo tem sabor de tradição, mais isso não significa que o menu não possa ganhar a adição de outros pratos — não menos clássicos, no caso. A sugestão da vez é um incremento nas opções da sobremesa, assim como o menu principal, sempre uma hora muito aguardada pelos convidados. Para quem quer fugir das receitas mais habituais como bolos de maçã ou nozes, panetone, manjar e mousse, por exemplo, a dica é o semifreddo.
Clássica da doçaria italiana, a sobremesa gelada é assinada pela garibaldense chef patissière Karla Fachinelli, que já venceu o programa “Que Seja Doce”, do canal GNT. A receita, com seu passo a passo completo, inclusive de sua deliciosa calda de frutas vermelhas, está logo abaixo.
Espumante para harmonizar
Para deixar ainda melhor a hora de degustar o doce, uma bebida especial pode proporcionar incríveis sensações ao paladar. O semifreddo casa muito bem com espumantes. O sommelier André Luís Rech, da Cooperativa Vinícola Garibaldi, sugere que ele pode ser harmonizado tanto com as borbulhas de perfil mais doce quanto com rótulos com menos teor de açúcar, oferecendo diferentes experiências.
No primeiro caso, na chamada harmonização por semelhança, Rech indica o multipremiado Garibaldi Moscatel, caracterizado por seu equilíbrio de dulçor e acidez. “Juntando a refrescância do Moscatel às particularidades do semifreddo, alcançamos um equilíbrio perfeito. Além disso, quando se une a acidez do espumante com a calda de frutas vermelhas, proporcionamos uma explosão de sabor em boca, fazendo assim uma alusão ao espocar dos fogos de artifício”, comenta o sommelier.
Mas para quem quiser novas sensações, a ideia é ser mais ousado. “Essa é uma harmonização mais disruptiva”, anuncia Rech, ao propor a combinação do semifreddo ao Garibaldi VG Extra Brut. “Isso vai oferecer ao paladar um equilíbrio perfeito do espumante mais seco, em contraste ao doce da sobremesa, que reúne açúcar e acidez. É uma experiência que precisa ser vivenciada, para esperar a chegada do ano novo”, sugere o sommelier.
Saiba mais sobre os espumantes
O Garibaldi Moscatel já colheu mais de 70 prêmios internacionais e tem como um de seus trunfos a harmonia entre açúcares e acidez, apresentando leveza e aromas muito intensos e finos. Elaborada com uvas do tipo Moscato pelo método Asti, apenas com uma única fermentação, o espumante tem propriedades aromáticas e exala jovialidade e frescor. De coloração clara com reflexos esverdeados, traz aromas com notas de melão, maçã verde, flores brancas e um toque de mel no olfato. Além do semifreddo, sua harmonização é indicada no acompanhamento de frutas frescas, frutas em calda, sorvetes, bolos, canapés, queijos e patês.
Por sua vez, o Garibaldi VG Extra Brut, elaborado pelo método Charmat Long com uvas Chardonnay e Pinot Noir, é o oposto do Moscatel em termos de dulçor. Esse espumante premium da Cooperativa Vinícola Garibaldi possui apenas 6g de açúcar por litro. Mais complexo, permanece 12 meses em autólise, resultando em aromas com notas de notas de abacaxi e baunilha, além de um delicado toque de pão tostado. Visualmente, tem coloração amarelo palha e paladar estruturado e cremoso. Harmoniza bem com frutos do mar, patês, carne vermelha, aperitivos, peixes e queijos, e por contraste, como sugerido com o semifreddo.
Para o semifreddo
– 200g de nata
– 150g de açúcar refinado
– 4 gemas
– 500g de creamcheese
– 200g de chocolate branco
Modo de preparo
1. Bater as gemas com o açúcar em banho-maria até ficar esbranquiçado.
2.Leve à batedeira em velocidade média, acrescentando, aos poucos, a nata, o creamcheese, e, por fim, o chocolate derretido.
3.Coloque em uma assadeira com filme plástico e leve ao freezer.
Para a calda de frutas vermelhas
– 200g de frutas vermelhas
– 100g de açúcar
Modo de preparo
1. Leve ao fogo mexendo sempre até reduzir.
Para servir
Retire o semifreddo do freezer, cubra com a calda e decore a gosto.
SAIBA COMO DIVULGAR O SEU PRODUTO, LOJA, MARCA, REDES SOCIAIS, LIVRO, EVENTO OU LANÇAMENTO AQUI NA REVISTA PROJETO AUTOESTIMA: CLIQUE AQUI
Elenir Alves é formada em Publicidade e Marketing. Editora-chefe da Revista Projeto AutoEstima e Assessora de Imprensa da Revista Conexão Literatura. Foi coeditora, juntamente de Ademir Pascale, do extinto fanzine TerrorZine – Minicontos de Terror. Foi coautora de diversos livros, entre eles “Draculea – o Livro Secreto dos Vampiros”, “Metamorfose – A Fúria dos Lobisomens” e “Zumbis – Quem disse que eles estão mortos?”, nas horas vagas adora escrever poemas e frases inspiradoras.
Redes Sociais:
www.facebook.com/projetoautoestima
www.instagram.com/revistaprojetoautoestima
Site: www.revistaprojetoautoestima.blogspot.com