A menina feita de nuvens_capa do livro

Sérgio Vaz e Tati Santos de Oliveira são destaques na programação gratuita que acontece de 5 a 9 de maio em São Paulo

Autores conhecidos do grande público, como Sérgio Vaz e Tati Santos de Oliveira, estão entre os destaques da 14ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura, que acontece de 5 a 9 de maio de 2025, em São Paulo. Ambos participam da abertura oficial da programação, no Theatro Municipal. Gratuito e com atividades presenciais e on-line, o evento integra o Calendário Oficial da Cidade, conforme a Lei 14.999/09, de autoria do vereador Professor Eliseu Gabriel. 

Eliseu Gabriel – Foto divulgação

Nesta edição, o tema central será “Todas as Vozes, Todas as Histórias” e, segundo o vereador Eliseu Gabriel, a proposta é de que a Semana de Leitura envolva todos os públicos. “A ideia é justamente difundir a lei da Semana de Leitura para que ela possa ser aplicada cada vez mais, para um número maior de pessoas. Integrar a comunidade nesta ação é essencial para expandir o hábito de ler e estudar e, assim, formar cidadãos mais preparados para enfrentar desafios que o futuro nos reserva”, considera.

Sérgio Vaz em diferentes momentos

Conhecido como o Poeta da Periferia, o escritor mineiro Sérgio Vaz marca presença em diferentes momentos da Semana de Estudo e Leitura com o recital “Poesias contra a Violência” – projeto que percorre escolas públicas e valoriza o papel fundamental dessas instituições na formação cidadã. Além de participar da abertura do evento no dia 5, às 15h45, ele também fará apresentação no mesmo dia no CEU EMEF Pêra-Marmelo, no Jardim Santa Lucrécia; no dia 7, no CEU Perus, na Vila Fanton; e no dia 9, no CEU EMEF Vila Atlântica, na Vila Jaraguá – sempre às 20h. 

Sérgio reforça a importância de aproximar jovens e adultos do universo literário, contribuindo para a formação de uma nova geração de leitores. “Esses encontros são fundamentais para que projetos possam ir além da constatação de pesquisas. Temos que praticar literatura e transformá-la em um esporte popular. Os livros são muito caros e as bibliotecas, apesar de bons acervos, são pouco criativas. É preciso transformá-las em espaços atraentes”, comenta sobre sua visão atual quanto à literatura.

Tati Oliveira aborda conscientização

Também na abertura do evento, a escritora e ilustradora Tati Santos de Oliveira participa de uma apresentação, às 14h15, sobre a obra “A menina feita de nuvens”, seu primeiro livro autoral. Na história, Maria Luiza é uma menina feita de nuvens, com poderes especiais. Com delicadeza e linguagem poética, Tati aborda o vitiligo, condição que causa a perda de pigmentação da pele, tratando o tema com sensibilidade e imaginação.

Ela destaca a importância de integrar as atividades da Semana, especialmente quando o foco é a inclusão, ao tratar de um tema que, em sua visão, ainda é pouco explorado. “É muito importante que as escolas acolham essas crianças, com tantas diversidades que temos no mundo. Minha obra é sobre vitiligo, um assunto que quase ninguém fala. Esse livro foi feito com amor de mãe para proteger a filha do preconceito. Um livro delicado, não onde as pessoas fiquem tristes, mas para olharem com carinho e admiração. Para mim é muito importante estar neste dia para conscientizar as pessoas sobre esse tema, em um lugar mágico, lindo, que tem muitas histórias”, finaliza.

A programação completa da 14ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura pode ser conferida no site oficial do evento

instagram.com/estudo_leitura 

 facebook.com/estudoeleitura youtube.com/estudoeleitura

SAIBA COMO DIVULGAR O SEU PRODUTO, LOJA, MARCA, REDES SOCIAIS, LIVRO, EVENTO OU LANÇAMENTO AQUI NA REVISTA PROJETO AUTOESTIMA: CLIQUE AQUI

Compartilhe :)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *