Gosto umami na sobremesa: experimente o cheesecake com queijo curado
Outubro de 2021 – A famosa sobremesa de cheesecake, combinação do doce com o queijo, se popularizou em Nova York, EUA, em meados de 1880. A torta é tão aclamada que ganhou um dia a ser celebrada pelo mundo, 30 de outubro. Durante anos a receita recebeu diferentes combinações, agradando distintos paladares de modo a apresentar novos gostos e texturas.
A nutricionista Mariana Rosa, do Comitê Umami – organização responsável pela divulgação do quinto gosto –, conta que apesar de algumas pessoas pensarem que o gosto umami só pode ser encontrado em pratos salgados, ele também está presente em sobremesas, como o cheesecake.
“Existem várias opções de sobremesas que harmonizam o doce e o salgado com ingredientes que conferem o gosto umami, gerando uma experiência gustativa incrível. O cheesecake, por exemplo, pode ser feito com queijo curado e o resultado será delicioso”, explica Mariana.
Outras opções de sobremesas que misturam o doce e o salgado e também proporcionam o gosto umami são: brigadeiro de milho, torta de brigadeiro de milho, sorvete ou geleia de tomate, petit gateau de queijos e creme brûlée de chá verde.
O gosto umami pode ser percebido em alimentos que contêm o aminoácido glutamato – milho, tomate e queijo parmesão –, os nucleotídeos (inosinato e guanilato), e a teanina do chá verde. Tais substâncias contribuem com o aumento da salivação e, consequentemente, no prolongamento do sabor que preenche todo o paladar, principal característica do quinto gosto.
UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/gostoumami e instagram.com/ogostoumami.
Elenir Alves é formada em Publicidade e Marketing. Editora-chefe da Revista Projeto AutoEstima e Assessora de Imprensa da Revista Conexão Literatura. Foi coeditora, juntamente de Ademir Pascale, do extinto fanzine TerrorZine – Minicontos de Terror. Foi coautora de diversos livros, entre eles “Draculea – o Livro Secreto dos Vampiros”, “Metamorfose – A Fúria dos Lobisomens” e “Zumbis – Quem disse que eles estão mortos?”, nas horas vagas adora escrever poemas e frases inspiradoras.
Redes Sociais:
www.facebook.com/projetoautoestima
www.instagram.com/revistaprojetoautoestima
Site: www.revistaprojetoautoestima.blogspot.com