Flor de hibisco. Fonte: Divulgação |
Todo mundo sabe, ou já ouviu falar, que “chá faz bem”. E é uma verdade, embora haja chás “venenosos” e “exóticos”, como Santo Daime e chá de cogumelos, que provocam alucinações e outros sintomas. Não são desses que quero falar, mas daqueles “domésticos”, vendidos em qualquer supermercado. Em especial, destaco os benefícios do que tem sido chamado de “o chá dos famosos”: o chá de hibisco que consumo há um bom tempo, antes de saber dessa nomenclatura. Aliás, o consumo de chá de hibisco remonta a séculos.
Hibisco é obtido a partir das flores de hibisco, que têm um aroma suave. Porém, o chá tem um sabor forte, e, a despeito de seus inúmeros benefícios, não deve ser consumido em excesso: ao mesmo tempo em que protege o fígado, pode ser nocivo às funções hepáticas, se consumido em exagero. Outro aspecto é que diminui consideravelmente a pressão arterial, o que é bom para quem sofre com a hipertensão, mas pode ser perigosa uma queda de pressão ocasionada pelo chá de hibisco.
Trata-se de um ótimo diurético e ajuda no emagrecimento, o chá de hibisco. Pesquisei alguns benefícios desse chá para nossa saúde. Confira:
- É antioxidante e anti-inflamatório;
- Auxilia na perda de peso, diminuindo o acúmulo de gordura especialmente no abdômen e nos quadris;
- É diurético;
- Ajuda a desinchar e desintoxicar o corpo, evitando retenção de líquidos;
- Diminui a pressão arterial (para hipertensos), auxiliando na prevenção de AVC, por exemplo (derrame);
- Controla o colesterol em geral e aumenta o colesterol “bom”;
- Ajuda a manter o fígado saudável (consumido com moderação).
Cuidados com o chá de hibisco
Se eu for dar um conselho a você hoje, diria: TOME CHÁ DE HIBISCO TODO DIA. Mas, conforme mencionei, nada de exageros!
O chá pode provocar intoxicação e efeitos indesejáveis como hipotensão, dor de cabeça, náusea e comprometimento do fígado (que, em boa quantidade, beneficia) se consumido com exagero. Até três saquinhos por dia, ou dois de uma vez só, acredito que seja o ideal. O chá estará bem “maturado” ao atingir uma cor próxima à do vinho tinto, é só esperar alguns minutos, sendo que em água fria o processo é um pouco mais demorado.
Ah! É desaconselhado o consumo de chá de hibisco à noite, por poder prejudicar a qualidade do sono.
Além disso, fique atenta(o) à interação do chá com medicamentos como anti-hipertensivos e paracetamol.
Tenham um bom resto de semana, e experimentem outros chás que podem ajudar você a manter sua saúde de forma natural!
Elenir Alves é formada em Publicidade e Marketing. Editora-chefe da Revista Projeto AutoEstima e Assessora de Imprensa da Revista Conexão Literatura. Foi coeditora, juntamente de Ademir Pascale, do extinto fanzine TerrorZine – Minicontos de Terror. Foi coautora de diversos livros, entre eles “Draculea – o Livro Secreto dos Vampiros”, “Metamorfose – A Fúria dos Lobisomens” e “Zumbis – Quem disse que eles estão mortos?”, nas horas vagas adora escrever poemas e frases inspiradoras.
Redes Sociais:
www.facebook.com/projetoautoestima
www.instagram.com/revistaprojetoautoestima
Site: www.revistaprojetoautoestima.blogspot.com