CIDA SIMKA
É licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Autora, dentre outros, dos livros O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019), O enigma da biblioteca (Editora Verlidelas, 2020) e Horror na biblioteca (Editora Verlidelas, 2021). Organizadora dos livros Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019), Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019), Aquela casa (Editora Verlidelas, 2020) e Um fantasma ronda o campus (Editora Verlidelas, 2020). Colunista da revista Conexão Literatura.
SÉRGIO SIMKA
É professor universitário desde 1999. Autor de mais de seis dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela editora Uirapuru. Colunista da revista Conexão Literatura. Seu mais recente trabalho acadêmico se intitula Pedagogia do encantamento: por um ensino eficaz de escrita (Editora Mercado de Letras, 2020) e seu mais novo livro infantojuvenil se denomina Horror na biblioteca (Editora Verlidelas, 2021).
ENTREVISTA
Revista Projeto AutoEstima: Poderiam contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Cida: Comecei a escrever, aos quatorze anos, como forma de protestar contra as injustiças com as quais me deparava, cujos textos eram publicados em um jornalzinho da escola. Ainda hoje vejo a literatura como uma maneira de externar sentimentos e fazer com que, de alguma forma, as pessoas reflitam sobre os mais variados assuntos, ficcionais ou reais.
Sérgio: Sempre gostei de ler e escrever, tanto que publicava uma crônica a cada semana no jornal da cidade de Mauá (SP), aos dezesseis anos. Meu sonho era publicar um livro, que aconteceu aos vinte anos.
Revista Projeto AutoEstima: Vocês participaram do Concurso Literário “Reflexões da Pandemia” da Revista Projeto AutoEstima. Poderiam comentar?
Cida e Sérgio: A antologia proporciona oportunidade para que muitas pessoas possam participar.
Foi uma experiência singular falar sobre um momento incomum que assola toda a humanidade. Foi muito bom extravasar os sentimentos que não nos damos conta de que habitam sorrateiros em nós.
Revista Projeto AutoEstima: Poderiam destacar um trecho do seu texto desta antologia especialmente para os nossos leitores?
“Queriam que eles entendessem que, quando alguém falasse que um dia retornaríamos a um novo normal, eles precisariam refletir. O respeito, a empatia, o amor ao próximo sempre deveria ter existido. O novo normal, se assim pode-se dizer, falava ela, é aprender a valorizar mais a vida, apreciar e respeitar a natureza, praticar caridade com os mais necessitados, deixar de lado o orgulho e a vaidade”.
Revista Projeto AutoEstima: Quais dicas dariam aos autores que desejam participar de concursos literários?
Cida e Sérgio: Acreditar que você é capaz de escrever e, observando o gênero textual solicitado, escrever dentro dessa especificação, atentando ainda para as regras gramaticais, uma vez que o texto mal escrito gramaticalmente depõe contra a imagem do próprio escritor. E também ficar atento ao blog da revista Projeto AutoEstima e site da revista Conexão Literatura, que estão sempre propondo novas antologias.
Revista Projeto AutoEstima: Como o leitor interessado deverá proceder para saber mais sobre vocês e o seu trabalho literário?
Cida e Sérgio: Acessando as redes sociais: Facebook e Instagram. Nelas são divulgados alguns dos nossos trabalhos, além do site da revista Conexão Literatura, em que publicamos as entrevistas que fazemos com inúmeros escritores e editores.
https://www.facebook.com/sergio.simka
https://www.facebook.com/mariaaparecidasilva.simka
https://www.instagram.com/sergiosimka
https://www.instagram.com/cidasimka
http://www.revistaconexaoliteratura.com.br
Revista Projeto AutoEstima: Existem novos projetos em pauta?
Cida e Sérgio: Sim, vários livros serão publicados ainda este ano, inclusive um infantil que consideramos fofo: “Dayana Luz e a aula da redação”. E estamos escrevendo vários livros de terror, nosso gênero preferido.
Perguntas rápidas:
Cida:
Um livro: Prisioneiros da mente, de Augusto Cury
Um (a) autor (a): Egidio Trambaiolli Neto
Um ator ou atriz: Fernanda Monte Negro
Um filme: À Espera de um Milagre
Uma recordação em especial: O dia do nascimento da minha filha Aline
Sérgio:
Um livro: O Exorcista
Um (a) autor (a): Marcos Rey
Um ator ou atriz: Robin Williams
Um filme: O Exorcista
Uma recordação em especial: Nascimento de nossa filha
Revista Projeto AutoEstima: Desejam encerrar com mais algum comentário?
Cida e Sérgio: Gostaríamos de agradecer o convite e parabenizar a editora-chefe pelo lindo trabalho que vem desenvolvendo.
Para fazer o download da Revista Projeto AutoEstima com os poemas do Concurso Literário “REFLEXÕES DA PANDEMIA” clique aqui
Para saber como participar das nossas antologias clique aqui
*Saiba como publicar, anunciar ou divulgar na próxima edição da revista Projeto AutoEstima, com dicas sobre saúde, beleza, gastronomia, estética, cultura, moda, maquiagem, esporte, literatura e bem estar.
Mídia Kit: http://www.fabricadeebooks.com.br/midia_kit_autoestima.pdf
Escreva para: elenir@cranik.com – c/ Elenir Alves
Facebook: Projeto AutoEstima: www.facebook.com/projetoautoestima
Instagram: www.instagram.com/revistaprojetoautoestima
Elenir Alves é formada em Publicidade e Marketing. Editora-chefe da Revista Projeto AutoEstima e Assessora de Imprensa da Revista Conexão Literatura. Foi coeditora, juntamente de Ademir Pascale, do extinto fanzine TerrorZine – Minicontos de Terror. Foi coautora de diversos livros, entre eles “Draculea – o Livro Secreto dos Vampiros”, “Metamorfose – A Fúria dos Lobisomens” e “Zumbis – Quem disse que eles estão mortos?”, nas horas vagas adora escrever poemas e frases inspiradoras.
Redes Sociais:
www.facebook.com/projetoautoestima
www.instagram.com/revistaprojetoautoestima
Site: www.revistaprojetoautoestima.blogspot.com