A obra de James Capelli foi produzida com incentivos do programa de apoio à cultura Rouanet e aborda a temática de inclusão
A segunda edição do livro “O Trombone” começa a ser distribuída gratuitamente nas escolas públicas de São Paulo a partir do mês de novembro e deve chegar ao estado de Minas Gerais ainda em 2023. Com uma discussão sobre inclusão, a obra escrita por James Capelli conta a história de um garoto que nasceu completamente mudo, e graças a dedicação pela música aprende a se comunicar.
Essa edição contou com ilustrações do renomado artista Ricardo Girotto, que criou todos os desenhos e personagens a partir de materiais reciclados. “Esse livro propõe uma reflexão importante sobre inclusão e, principalmente, autossuperação. Nosso pequeno Padma ensina como lidar com as adversidades e permite que as crianças se vejam em algumas situações e tenham um olhar diferenciado para inovar” comenta James Capelli. “Essa edição explora ainda recursos sustentáveis por meio da ilustração e acreditamos que isso pode inspirar os jovens de alguma forma”, complementa o autor.
O desenvolvimento do livro teve apoio da Lei Rouanet e será distribuído gratuitamente por intermédio do Instituto Melhores Dias, a Adeste, empresa que atua nas áreas de saúde, alimentação e nutrição animal, e a gestora de saúde, Allcare.
São 3 mil exemplares e uma versão em audiolivro, disponível no youtube, para que todos tenham acesso ao conteúdo.O IMD lançou ainda o IMDCast, um podcast focado em abordar temas relacionados à melhoria da saúde e hábitos saudáveis das comunidades brasileiras, melhores oportunidades de desenvolvimento e engajamento em sustentabilidade social e ambiental, que de estréia traz uma entrevista com a audiodescritora Marcia Caspary e Ricardo Giroto.
“Nosso objetivo é impactar muito jovens, inclusive aqueles que vivem na mesma situação de Padma, por isso queremos massificar essa história e mostrar que inclusão é uma pauta importante e necessária dentro e fora das escolas”, ressalta James.
Entrega aos alunos
A primeira distribuição será na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Oswaldo Aranha Bandeira de Mello, localizada na Cidade Tiradentes, em São Paulo. Em seguida, a Secretaria Municipal de Educação de Pouso Alegre, Minas Gerais, e a Escola Estadual Dr. Waldemiro Pedroso EF, no Paraná, receberão alguns exemplares.
Sobre o Instituto: O IMD (Instituto Melhores Dias) é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que atua no Brasil desde 1993 trabalhando para fortalecer comunidades por meio de parcerias e programas que melhoram a qualidade de vida de adultos e crianças.
A instituição oferece ferramentas para construção de um futuro melhor, com mais informação e qualidade de vida. Além de criar estratégias e intervenções que mudam hábitos das comunidades, aumentam o conhecimento sobre comportamentos mais saudáveis, conscientizam sobre qualidade de vida, sustentabilidade e prevenção de doenças.
Os programas da organização já beneficiaram 3,5 milhões de crianças e 14 milhões de brasileiros.
Elenir Alves é formada em Publicidade e Marketing. Editora-chefe da Revista Projeto AutoEstima e Assessora de Imprensa da Revista Conexão Literatura. Foi coeditora, juntamente de Ademir Pascale, do extinto fanzine TerrorZine – Minicontos de Terror. Foi coautora de diversos livros, entre eles “Draculea – o Livro Secreto dos Vampiros”, “Metamorfose – A Fúria dos Lobisomens” e “Zumbis – Quem disse que eles estão mortos?”, nas horas vagas adora escrever poemas e frases inspiradoras.
Redes Sociais:
www.facebook.com/projetoautoestima
www.instagram.com/revistaprojetoautoestima
Site: www.revistaprojetoautoestima.blogspot.com