Peça publicitária traz narrativa de emoção, humor e música – tradicionais elementos da marca -, e conta com a participação do frentiscão Matuê
A Ipiranga faz parte da jornada dos brasileiros e, como todo bom parceiro, neste final de ano celebra o que passou e reforça que está junto com seus consumidores. Aquela parceria que deixa tudo mais leve, que abastece a vida em movimento e não para, permitindo que todos possam ir mais longe, é mote para o novo filme que estreia dia 29, no intervalo do Jornal Nacional, da Rede Globo. A nova peça publicitária – que também terá forte presença nas redes sociais – homenageia os Vips (frentistas do posto).
Idealizado pela Ipiranga e realizado pela Talent, o filme “Tropa do Caramelo” foi gravado no Posto Pilar do Tietê, em São Paulo, e se passa na noite de Ano-Novo. Na história, diversas pessoas transitam pelo local para se abastecerem (com combustível, compras na AmPm etc.) e deixarem a noite mais especial. Quando o último cliente vai embora, os Vips são surpreendidos com uma festa surpresa feita pelo frentista mais famoso das redes, o frentiscão @matueofrentista – resgatado e adotado há dois anos pelo posto Ipiranga da Rede Castelo, em Campinas –, ao lado de outros cãezinhos, na hora da virada. A comemoração tem direito à música, dança e muita diversão, tornando a noite de Réveillon especial.
“Vamos mostrar como é a festa no Posto Ipiranga, cheia de elementos cotidianos de forma divertida, com elementos de tudo o que comunicamos ao longo de 2023. Não poderíamos deixar de homenagear os nossos parceiros VIPS, que tiveram protagonismo em todas as nossas campanhas. São eles que levam a milhares de consumidores, todos os dias, a nossa marca, o nosso compromisso, e a qualidade dos nossos produtos e serviços. ‘Tropa do Caramelo’ é um filme lindo e divertido com nosso agradecimento mais do que especial. Afinal de contas, nas noites de Natal e Ano-Novo, mais de 1.000 postos da rede Ipiranga permanecem abertos. O posto Ipiranga não para, para que os brasileiros possam ir mais longe”, conta Bárbara Miranda, vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios.
Na noite do dia 21, alguns Vips foram surpreendidos com blitz em cinco postos do Rio de Janeiro para entrega presencial de cestas em reconhecimento ao trabalho em turnos da madrugada. Além disso, em todo o Brasil, alguns Vips dessa escala poderão receber cupons para garantir sua ceia.
O filme contou com atores caninos e a Ipiranga não ia deixar de homenageá-los também. Por isso, nada mais justo que eles ganhem um novo lar em 2024. Em janeiro, a empresa vai promover no Instagram e na matriz da companhia, no Rio de Janeiro, uma ação para adoção de bichinhos de estimação, em parceria com ONGs.
Para Camila Miyamura, diretora de Criação da Talent, o foco é trazer um diálogo mais íntimo com o consumidor de maneira inusitada. ‘’Não é comum que uma marca da categoria se comunique dessa forma, principalmente nessa época do ano, quando muitas marcas têm mensagens mais emocionais. Mas dessa maneira conseguimos reforçar a parceria e o compromisso com a jornada do público de uma maneira inusitada’’, comenta Camila. ‘’Ipiranga é a cara do brasileiro. Por isso, leveza, irreverência e ineditismo estão sempre presentes na sua comunicação. Nesse caso, a brasilidade ficou por conta da Tropa do Caramelo’’, completa Lui Lima, também diretor de Criação da agência.
Sobre a Ipiranga
A Ipiranga está presente na jornada de mobilidade de milhões de brasileiros. São mais de 86 anos em operações de excelência e qualidade de combustíveis e atendimento ao consumidor, valorizando o relacionamento com clientes e o compromisso com a inovação e o futuro da mobilidade urbana. São cerca de 6 mil postos e mais de 6 mil grandes clientes que aplicam o portfólio pioneiro de produtos e serviços da Ipiranga para atividades da indústria, transporte, logística e carga. Reconhecida por diversos rankings, a Ipiranga tem as maiores marcas de franquias próprias dos segmentos de conveniência e troca de óleo e pequenos reparos, a AmPm e o Jet Oil, além de um dos maiores programas de fidelidade do Brasil, o Km de Vantagens, com mais de 37 milhões de participantes.
Ficha técnica
Aprovação Cliente Ipiranga
CEO: Leonardo Linden
VP de Marketing e Desenvolvimento de Negócios: Bárbara Miranda
Diretora de Marketing: Rafaella Gobara
Gerente de Comunicação e Marketing: Fernanda Menezes
Equipe Técnica: Eric Key, Fernanda Nunes Giovanini, Thays Pereira, Clarissa Cogo, Ana Barbara Elias, Joana Grottera, Nicole Ferraz, Carolinne Bento e Flavia Villas Boas
TALENT
Agência: Talent
Anunciante: Ipiranga Produtos de Petróleo
Produto: Institucional
Campanha: Filme Final de Ano
Título: Tropa do Caramelo
CEO: Lica Bueno
ECDs: Ana Cavalcanti, Danilo Janjacomo e Rodrigo Lugato
Diretores de Criação: Camila Miyamura e Lui Lima
Criação: Rodrigo Casanovas, Rafael Santos
Negócios: Carol Escorel, Fernanda Faria, Alice Savioli, Wey Borges
Planejamento: Gabriela Soares, Danilo Honorato Campos, Alexandre Dória e Gisele Lacerda
Mídia: Aga Porada, Julia Martinez, Sara Alves e Rogério Vasconcelos
Diretor Executivo RTV: Victor Alloza
Produtora RTV: Erika Sartini
Estagiária de Produção: Bordô Andrade
Comunicação: Rejane Romano, Marjorie Martins e Samara Chrystine
PRODUTORA O2 FILMES
Direção: Paulo Caruso
Diretora Produção Executiva: Flavia Zanini
Produção Executiva: Gustavo Nogueira
Assistente Executiva: Fernanda Figueiredo
Diretora de Atendimento: Rejane Bicca
Atendimento: Rose Bichara, Rodrigo Ohara, Ivan Caetano
Atendimento de Pós: Nany Lucena e Breno Panfili
Direção de Fotografia: Ralph Strelow
Direção de Arte: Marcelo Escañuela
Direção de Produção: Alberto Mariotto
1ª Assistente de Produção: Kaká Gonçalves
Produtor de Elenco: Cecilia Homem de Melo
Produtora de Figurino: David Parizotte
Cabeleireiro e Maquiador: Denise Borro
Pós-produção: O2 Pós
Montagem: Pedro Andreta
Coordenador de Pós-Produção: Claudio Tolentino
Supervisores de Pós-produção: Henrique Gomes, Mariana Falcão e Beatriz Mazarak
LOUD +
Direção musical: Gustavo Garbato e Fabio Smeili
Atendimento: Lu Fernandes, Priscila Miranda e Juliana Pontes
Produção: Felipe Kim, Pedro Turcão, Hugo Mariutti, Rafael Kabelo, Rodrigo Scarcello, e Yuri Chix.
Finalização: Pedro Cortez, Ricardo Bertran, Luca Fasano, Eduardo Barbosa e Rodrigo Tedesco.
Produção executiva: Maia Feres
Coordenação: Rafael Silvestrini, Izabel Sanches e Doug Freitas
Elenir Alves é formada em Publicidade e Marketing. Editora-chefe da Revista Projeto AutoEstima e Assessora de Imprensa da Revista Conexão Literatura. Foi coeditora, juntamente de Ademir Pascale, do extinto fanzine TerrorZine – Minicontos de Terror. Foi coautora de diversos livros, entre eles “Draculea – o Livro Secreto dos Vampiros”, “Metamorfose – A Fúria dos Lobisomens” e “Zumbis – Quem disse que eles estão mortos?”, nas horas vagas adora escrever poemas e frases inspiradoras.
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