Realizada pelo Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br, mostra conta com coleções de trabalhos do pintor expostas em quatro agências da cooperativa financeira, até o dia 16 de agosto
O Sicoob UniCentro Br, por meio de seu Instituto Cultural, sempre busca promover o acesso à cultura – em especial a goiana –, tendo como pilares o quinto e o sétimo princípios do cooperativismo, que são: educação, formação e informação e interesse pela comunidade, respectivamente. Com base nisso, a cooperativa financeira realiza exposição de obras do renomado artista plástico goiano Amaury Menezes. O lançamento da mostra foi feito nesta segunda-feira (15), no Espaço Ser, sede do Instituto Cultural, com um café da manhã para o artista, diretoria da instituição e convidados.
As produções do pintor e desenhista de 94 anos, natural de Luziânia, ficam expostas em quatro agências do Sicoob UniCentro Br, em Goiânia, até o dia 16 de agosto. Nesse período, as obras estão disponíveis para visitação nos seguintes pontos de atendimento: T-8, República do Líbano/Espaço Uni, Plataforma Empresas e na agência do Instituto Histórico e Geográfico de Goiânia (IHGG). Tanto os cooperados quanto o público em geral podem apreciar o trabalho de Amaury Menezes gratuitamente no horário de funcionamento das agências.
Durante a abertura da exposição, o coordenador do Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br, Fernando Cupertino, que idealizou o projeto, explicou que o intuito é prestar uma homenagem ao artista e professor Amaury Menezes, que neste mês de julho completa 94 anos e que é a pessoa que ilustra as revistas culturais da instituição desde a primeira edição, em 2016. De acordo com Fernando, tudo começou quando o médico e escritor Hélio Moreira que, à época coordenava o Instituto e foi o responsável por idealizar a revista, convidou Amaury para integrar o projeto da publicação.
Com a parceria que permanece desde 2016, o artista empresta seu talento excepcional para a produção de ilustrações da Revista Sicoob Cultura, com obras que retratam a beleza de textos de escritores goianos. As artes fazem parte das capas e matérias de todas as 23 edições lançadas da publicação, o que, para Fernando, além de conferir ao material uma identidade única que valoriza a cultura goiana, permitiu que o instituto reunisse um número expressivo de obras do pintor. “Nós nos demos conta de que temos o maior acervo reunido em um único lugar de autoria do Amaury Menezes”, estimou. De acordo com Fernando, são mais de 300 peças que o artista produziu para o Instituto Cultural. “Então, a exposição é uma oportunidade de, ao mesmo tempo, homenageá-lo e de, também, levar ao conhecimento das pessoas o valor imenso dessa obra gigantesca”, destacou.
O artista por trás da obra
A exposição também tem por objetivo exaltar a importância que os registros de Amaury Menezes têm para a história de Goiás, com desenhos em aquarelas e telas que descobrem e redescobrem hábitos e paisagens do dia a dia goiano. Presente na cerimônia de inauguração da mostra em sua homenagem, Amaury analisou que esses temas o marcam enquanto artista. “Geralmente, o crítico que não gosta do meu trabalho diz que eu sou muito repetitivo e quem gosta do meu trabalho diz que eu sou coerente. Porque eu me dediquei a pintar paisagens desde o começo da minha carreira”, contou o pintor, que também é especialista em retratos.
O retratista começou seus estudos de pintura na Escola de Belas Artes da Universidade Católica de Goiás. Contudo, segundo Amaury, a história começou mesmo durante a infância. “Eu acredito que foi a partir de 1937, quando meu pai me deu uma caixa de lápis de cor daquelas pequenas e um bloco de desenho pequeno também. Então, eu acredito que tenha sido aí meu ponto de partida, para dar uma resposta ao meu pai pela confiança que ele depositou em mim como artista”, revelou.
Entre 1963 e 1986, tornou-se professor na mesma escola e, com suas representações de cenas urbanas e cotidianas, seu nome chegou a São Paulo, depois de uma exposição no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), em 1966. Amaury foi um dos fundadores do Museu de Arte de Goiânia, que tem uma das salas com seu nome, e recebeu, em 1990, o Prix Lucien Martial, concedido pela Societé Internacionale da Beaux Arts.
Serviço
Exposição Amaury Menezes
Data: de 16 de julho a 16 de agosto
Horário: das 10 às 16 horas (conforme horário de funcionamento das agências)
Entrada gratuita
Locais:
Setor Marista
Agência T-8: Av. T-8, 109 – St. Marista, Goiânia – GO, 74150-060;
Setor Aeroporto
Agência República do Líbano/Espaço Uni: Av. República do Líbano, 936 – Qd. 24A, Lt. 2E – St. Aeroporto, Goiânia – GO, 74070-040;
Setor Oeste
Agência Plataforma Empresas: Av. 85, 720 – Quadra A-09 Lote 14 – St. Oeste, Goiânia – GO, 74120-090;
Setor Sul
Agência do Instituto Histórico e Geográfico de Goiânia (IHGG): R. 82, 455 – St. Sul, Goiânia – GO, 74083-010
Sobre o Sicoob UniCentro Br
O Sicoob UniCentro Br é uma cooperativa financeira de livre admissão que tem o objetivo de administrar os recursos financeiros dos cooperados, proporcionando maior rentabilidade e justiça financeira a todos. A instituição foi fundada há 32 anos, administra mais de 7,2 bilhões de ativos e conta com mais de 129 mil cooperados no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.blogspot.com). Fã de Edgar Allan Poe. Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado De Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo” e outros. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com