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Trabalhadores brasileiros possuem altas taxas de afastamento por transtornos mentais e o autocuidado priorizado pode mudar o cenário

Considerando as pressões do mercado de trabalho, manter o equilíbrio emocional tornou-se uma habilidade essencial para profissionais de todos os setores. Essa competência, muitas vezes negligenciada, tem impacto direto na saúde mental e no desempenho profissional. O autoconhecimento e o autocontrole ajudam o colaborador a lidar com exigências e prazos apertados, mas também promovem um ambiente mais harmonioso e produtivo. 

Estudos recentes demonstram que a inteligência emocional pode ser um fator determinante para evitar o estresse crônico e o esgotamento mental, conhecidos como Síndrome de Burnout, condição que já afeta milhões de trabalhadores globalmente. Ao mesmo tempo, promover um ambiente corporativo saudável é fundamental. 

Segundo dados da Previdência Social, cerca de 30% dos afastamentos do trabalho no Brasil são causados por transtornos mentais, como depressão e ansiedade. Profissionais que desenvolvem habilidades para gerir suas emoções, em geral, conseguem evitar doenças e construir relações saudáveis. Se o ambiente não é tóxico, ao dominar técnicas de controle emocional, o profissional se torna mais resiliente, menos propenso a reações impulsivas e mais focado em soluções. 

De acordo com  Bia Nóbrega, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional com quase 30 anos de experiência e embaixadora da orienteme, plataforma que oferece soluções integradas para promover a saúde, bem-estar e produtividade, a inteligência emocional é a habilidade de entender as próprias emoções e trabalhá-las de forma a construir relações mais harmônicas. “Essa prática é fundamental para enfrentar o estresse diário e alcançar um sucesso genuíno, que respeita nossos limites e nos aproxima de uma vida equilibrada,” comenta.

Práticas que auxiliam a saúde mental

Além da inteligência emocional, práticas que promovem o autoconhecimento são extremamente eficazes no desenvolvimento do equilíbrio emocional. Nesse sentido, terapias e atividades de mindfulness (atenção plena) são ferramentas amplamente utilizadas para melhorar a gestão das emoções. As práticas auxiliam o indivíduo a focar no momento presente, evitando que pensamentos negativos e estressores externos interfiram na produtividade. “A prática de mindfulness, por exemplo, ajuda os profissionais a observarem suas próprias emoções e reações, desenvolvendo a capacidade de agir de forma mais controlada e menos reativa”, pontua.

Outro ponto importante para alcançar o equilíbrio emocional é incentivar a empatia no ambiente de trabalho. Ela envolve a capacidade de se colocar no lugar do outro considerando seu contexto e compreender as reais necessidades e dificuldades a partir de outro ponto de vista, sem julgamentos. Profissionais empáticos tendem a lidar melhor com conflitos e a construir relações mais saudáveis e colaborativas. 

“Em um ambiente empático, tanto gestores quanto equipes se sentem mais à vontade para compartilhar suas preocupações e desafios, contribuindo para um clima organizacional positivo”, completa a especialista. O autocuidado também é um aspecto indispensável do equilíbrio emocional. Manter uma rotina de cuidados físicos, como prática regular de exercícios e uma alimentação balanceada, pode refletir diretamente no bem-estar, já que essas práticas liberam substâncias como endorfina e serotonina, promovendo relaxamento. 

As empresas têm, também, um papel essencial na promoção da saúde mental e dos seus colaboradores. Investir em programas, oferecer treinamentos em inteligência emocional e proporcionar pausas e ambientes de descompressão são algumas das iniciativas que promovem uma cultura de cuidado e respeito às necessidades emocionais dos funcionários. Empresas que valorizam a saúde mental de suas equipes conseguem observar, na prática, uma série de benefícios, como a redução do turnover, a diminuição do absenteísmo e o aumento da produtividade.

Sobre Bia Nóbrega: Bia Nóbrega, com mais de 25 anos de experiência como Executiva de Gente & Cultura e reconhecida como LinkedIn Top Leadership Voice, é uma especialista dedicada ao Desenvolvimento Humano e Organizacional. Sua trajetória profissional é marcada por liderar equipes em variados setores e empresas de diferentes tamanhos, além de conduzir projetos internacionais e enfrentar desafios complexos. A partir de 2019, Bia expandiu seu campo de atuação para incluir Experiência do Cliente, Excelência e Governança, utilizando Metodologias Ágeis para promover um crescimento sustentável. Atuando também como palestrante, mentora, conselheira, embaixadora de soluções inovadoras, escritora e professora, Bia tem impactado inúmeras empresas e indivíduos, fornecendo orientações valiosas em temas como Liderança, Governança e Desenvolvimento Pessoal, sempre enfatizando o potencial ilimitado do ser humano.

Para mais informações, acesse https://www.linkedin.com/in/beatrizcaranobrega ou pelo site www.bianobrega.com.br

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