Sociedade Brasileira de Mastologia

Campanha anual mobiliza o Brasil com iniciativas inéditas, parcerias com a Turma da Mônica e alerta para a importância de combater a desinformação

O Outubro Rosa de 2024 consolidou-se como um marco de conscientização sobre o câncer de mama no Brasil, com centenas de iniciativas que envolveram a sociedade e reforçaram a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Neste ano, pela primeira vez, diversas sociedades médicas se uniram em uma campanha ampla, levando a mensagem para públicos ainda maiores.

Um dos destaques deste ano foi a parceria com a Mauricio de Sousa Produções, que trouxe a Turma da Mônica para as ações do movimento. Com leveza e empatia, a presença dos personagens tornou o tema acessível para diferentes gerações, ampliando o impacto das mensagens sobre a importância da prevenção e do autocuidado.

“O câncer de mama é uma realidade que afeta milhares de mulheres, e, até 2025, são esperados 74 mil novos casos em brasileiras. Por isso, é fundamental que ações como as do Outubro Rosa continuem ao longo do ano”, afirma Tufi Hassan, mastologista e presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). Ele ressalta que o diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura e garantir melhor qualidade de vida para as pacientes.

Neste ano, o combate à desinformação também esteve no centro da campanha. “Vivemos em tempos desafiadores no combate à desinformação, especialmente em relação ao câncer de mama. Infelizmente, notícias falsas estão se disseminando rapidamente, como a alegação absurda de que o câncer de mama não existe ou que a mamografia causa câncer — o que é uma mentira perigosa”, adverte o presidente da SBM.

A Sociedade Brasileira de Mastologia enfatiza que a mamografia, diferentemente das fake news, é cientificamente comprovada como o método mais seguro para a detecção precoce do câncer de mama para a maior faixa da população. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que mulheres a partir dos 40 anos realizem mamografias anuais, uma medida essencial para garantir a saúde e o bem-estar das brasileiras.

O presidente da SBM reforça que as ações de conscientização devem ultrapassar o mês de outubro. “Precisamos manter a conscientização viva durante todo o ano, para que as mulheres possam viver mais e com mais qualidade de vida”, conclui Tufi Hassan.

SAIBA COMO DIVULGAR O SEU PRODUTO, LOJA, MARCA, REDES SOCIAIS, LIVRO, EVENTO OU LANÇAMENTO AQUI NA REVISTA PROJETO AUTOESTIMA: CLIQUE AQUI

Compartilhe :)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *