Revista Projeto AutoEstima: Primeiramente queremos agradecer a oportunidade de nos conceder essa entrevista. Para iniciarmos, conte-nos um pouco da sua história. Há quanto tempo você leciona?

Geovani Vieira: Tive uma infância muito pobre, morava na zona rural de frutal, aos 12 anos perdi o meu pai em um acidente de moto, aos 14 anos saí de casa e mudei para zona urbana de Frutal. Passei por muitas dificuldades, trabalhei como vendedor em casas veterinárias e lojas. Decidi cursar pedagogia, pois na infância o refúgio era a escola. Graduei em pedagogia e fiz pós em educação especial. Amo fazer as crianças felizes, amo uma boa música, um dia de chuva e acredito que a educação muda o mundo!
Leciono faz 4 anos.

Revista Projeto AutoEstima: O que o levou a escolher essa profissão?

Geovani Vieira: A vontade de mudança em sociedade, a educação mudou a minha vida, então sei os benefícios que ela traz para a vida de uma pessoa e o que a falta dela faz em sociedade.

Revista Projeto AutoEstima: Como você administra o seu tempo entre o trabalho escolar e a vida pessoal?

Geovani Vieira: Eles andam lado a lado, pois sempre busco estar em dia com o conteúdo curricular, mas sempre deixo um tempo para a qualidade de vida, como assistir um filme, ir na academia, ter tempo para ficar ao lado de pessoas que amo.

Revista Projeto AutoEstima: Você tem um apelido carinhoso em sala de aula intitulado “professor das emoções”. Quem escolheu esse apelido por quê? Como é a sua relação com os seus alunos?

Geovani Vieira: Os meus seguidores comentaram muito em meus vídeos desde o início, “o professor das emoções”, na rua as pessoas que me encontravam comentavam sobre isso e então foi criado este apelido. Com meus alunos tenho uma relação de amizade, amor, somos comprometidos e contém muita afetividade.

Revista Projeto AutoEstima: Com quantas crianças você trabalha hoje em sala de aula?

Geovani Vieira: 27 crianças.

Revista Projeto AutoEstima: Como são ministradas as aulas e quais os temas abordados em sala?

Geovani Vieira: O ensino da escola é integral, das 7h às 15h, na parte da manhã são trabalhadas as disciplinas polivalentes como português, matemática, geografia, etc. Após o almoço trabalhamos a parte diversificada, que são educação financeira, saúde qualidade de vida, linguagem artística, onde entra o projeto de convivência que trabalhamos a empatia, a autoestima, saber ouvir, resolver conflitos, um modo de prepará-los desde cedo para viverem em sociedade.

Revista Projeto AutoEstima: Qual o seu sentimento ao acordar todos os dias e saber que vai ser recebido por alunos tão queridos?

Geovani Vieira: Eu costumo dizer que após eu lecionar senti que tive propósito nesta vida, antes eu acordava e pensava “Por quê? Qual o propósito?” Hoje já acordo e penso, hoje é um belo dia para mudar o futuro de uma criança.

Revista Projeto AutoEstima: Quais as idades dos seus alunos e o grau de escolaridade que você ministra?

Geovani Vieira: Eles têm entre 9 e 10 anos. Ministro aula para o 4°ano do fundamental.

Revista Projeto AutoEstima: Como é o Geovani na vida pessoal e como é o Geovani na vida profissional?

Geovani Vieira: Andam lado a lado, claro que na vida profissional temos que ter uma certa disciplina, maior, mas isto sempre esteve em mim, sou uma pessoa que gosta de fazer as pessoas felizes onde quer que eu esteja e o desejo de ajudar o próximo está em mim desde a infância.

Revista Projeto AutoEstima: Quais são as suas expectativas para o futuro?

Geovani Vieira: Pretendo adquirir mais conhecimentos, ajudar mais crianças, pois vejo que muitos necessitam desse cuidado especial e quem sabe futuramente ingressar em uma carreira política para tentar ajudar mais pessoas.

Revista Projeto AutoEstima: Houve algum momento desafiador para você lecionar? Algum momento pensou em desistir?

Geovani Vieira: O começo era muito difícil conseguir lecionar, muitas vezes pensei em desistir, pois da cidade onde eu vim só entrava quem tivesse uma amizade com os gestores da cidade, a falta de oportunidade fazia desanimar, foi onde estudava de madrugada para passar em um concurso e foi exatamente assim que entrei na educação, através do concurso público.

Revista Projeto AutoEstima: Que mensagem, um conselho de professor, você gostaria de compartilhar aqui?

Geovani Vieira: Que todos acreditem em seus sonhos, nossas vidas são movidas por sonhos, acredite no seu potencial, pois se você persistir irá conseguir o objetivo alcançado. Dificuldades no caminho sempre teremos, mas se apegue a quem você ama, a quem está do seu lado para conseguir vencer. Você é capaz!

Revista Projeto AutoEstima: Como o leitor interessado deve proceder para saber mais sobre você e o seu trabalho?

Geovani Vieira: instagram: prof.geovanii_vieira
tik tok: geovanivieira6

Revista Projeto AutoEstima: Existem novos projetos para o futuro?

Geovani Vieira: Ingressar na política.

Perguntas rápidas:

Um livro: Zézinho, o dono da porquinha preta
Um escritor favorito: Colleen Hoover
Um ator ou atriz: Anne Hathaway
Um filme: Interestelar
Um hobby: Viajar
Uma cor favorita: Azul
Um dia especial: Uma chuva de verão em uma noite em Cartagena das Índias

Créditos das fotos: Prof. Geovani Vieira (arquivo pessoal)

Para saber mais sobre o trabalho do prof. Geovani Vieira, acesse:

Instagram: @prof.geovanii_vieira

Tik Tok: @geovanivieira6

FAÇA O DOWNLOAD DA EDIÇÃO Nº 55 DA REVISTA E CONFIRA TUDO NA ÍNTEGRA : CLIQUE AQUI

Compartilhe :)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *