Divulgação

Evento de estreia mostra versatilidade do terraço, que contou com shows ao vivo e recepção para centenas de pessoas; com participação de grandes artistas, ocasião lançou o palco Quebrada, que reúne talentos da periferia

Na última terça-feira, 15 de abril, o núcleo Heliópolis do Baccarelli realizou a estreia de seu mais novo espaço: o rooftop do Teatro Baccarelli. Voltado para encontros sociais com apresentações ao ar livre, o terraço foi inaugurado em grande estilo, recebendo um evento do The Town, festival de música dos mesmos criadores do Rock in Rio. Foi lá, no topo do Teatro Baccarelli, com uma vista de tirar o fôlego da mais tradicional favela de São Paulo, que foi anunciado o novo palco Quebrada do The Town. Com a sala de concertos ainda em fase de finalização, espaço a céu aberto já mostrou versatilidade para eventos de grande porte.

Com presença de Criolo, MC Hariel e Belo, que se apresentaram ao lado da Orquestra Sinfônica Heliópolis, sob o comando do maestro Edilson Ventureli, CEO do Baccarelli, a ocasião reuniu mais de 100 veículos de imprensa de todo o país. Os três artistas também aproveitaram a visita para conhecer um pouco do trabalho do Baccarelli, conferindo um ensaio do Coral Jovem Heliópolis, e conversando com alunos da instituição.

Além das apresentações musicais, a coletiva contou com uma performance especial de MCs da Batalha da Aldeia, que anunciou o line-up do palco, além da realização de uma liga especial da bataha durante todo o festival. Também estiveram presentes no evento os artistas Tasha & Tracie, MC Taya, Duquesa e Dexter, que integram a escalação do palco.

Como parte da programação, o grafiteiro Felipe Borges, o Felipe 3 Visão, morador de Heliópolis, realizou ao vivo um mural exclusivo no rooftop, homenageando o novo palco e a comunidade.

A cobertura por parte da imprensa marcou o início das ativações culturais no novo espaço do Teatro Baccarelli, reforçando a parceria entre o Baccarelli e o festival The Town como um exemplo de conexão entre cultura, território e transformação social.

Sobre o Teatro Baccarelli

O Teatro Baccarelli será palco para todos os grupos artísticos do Baccarelli, que hoje conta com 18 coros e quatro orquestras, além de diversos grupos de câmara. O espaço traz a oportunidade para muitos dos 1.600 alunos e alunas que nunca subiram a um palco entrarem em cena.

Outro aspecto da iniciativa é a visibilidade para as múltiplas e ricas expressões culturais de Heliópolis, a maior favela do país, que passa a ter um espaço de alto nível para se apresentar.

“A construção do nosso teatro é a plenitude da realização do sonho do maestro Baccarelli. Com ela, nossa sede se equipara à infraestrutura das melhores escolas internacionais, criando um espaço especializado para a música de concerto, aberto a todas as formas de expressão cultural de Heliópolis. Além de ser palco dos diversos grupos artísticos do Baccarelli, o Teatro Baccarelli democratiza o acesso à cultura, dando espaço para as expressões artísticas locais e recebendo renomados espetáculos do país”, afirma Edilson Ventureli, diretor executivo do Baccarelli.

Projetado com uma plateia de 533 lugares e mais de 1.300 m² de área construída, o Teatro Baccarelli será moderno e atual, com fosso móvel para receber espetáculos de linguagens múltiplas, como balés e óperas. O projeto acústico de nível internacional está sendo realizado por José Nepomuceno, responsável pelos projetos da Sala São Paulo, Sala Minas Gerais, Sala Cecília Meirelles, entre outros espaços culturais importantes nacional e internacionalmente.

O Teatro Baccarelli traz inovação e autonomia, com ilha de edição e transmissão, permitindo produções e gravações totalmente independentes, com equipamentos atuais e de alta tecnologia. Câmeras robóticas e manuais estarão disponíveis e instaladas para receber desde produtoras até equipes de jornalismo.

A integração da favela com os tradicionais grupos artísticos da cidade de São Paulo também inclui a proposta do Teatro Baccarelli, que promete buscar renomados grupos a níveis nacionais e internacionais para se apresentar no espaço e, assim, democratizar o acesso à cultura para toda a comunidade e região.

Sobre o Baccarelli

O Baccarelli foi criado em 1996, após um gesto solidário do maestro Silvio Baccarelli (1931-2019), que decidiu fazer algo pelas famílias desamparadas após um incêndio na favela de Heliópolis. A missão de transformação e inclusão social por meio da educação começou com o ensino de música para 36 crianças. Hoje, o Baccarelli é uma das organizações sociais mais respeitadas do país, e é responsável por 23 polos educacionais da cidade de São Paulo – a escola de música em Heliópolis, e duas importantes parcerias com a Secretaria Municipal de Educação: 12 unidades dos CEUs, os Centros Educacionais Unificados, e, aos fins de semana, a programação do Projeto Escola Aberta em 10 EMEFs da cidade. 

Sua sede, em Heliópolis, é um prédio moderno e com alto padrão de excelência para o ensino da música e da dança. Além de atender 1.600 alunos anualmente, o Núcleo Heliópolis mantém 4 grupos artísticos – entre eles, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, primeira orquestra nascida em uma favela. Com direção artística de Isaac Karabtchevsky, decano da regência nacional, o trabalho de impacto social promovido em Heliópolis é um grande exemplo de sucesso em nosso país. Além das aulas, o núcleo conta com uma frente de Serviço Social para alunos e suas famílias, o Restaurante Baccarelli no combate à insegurança alimentar, e irá inaugurar o Teatro Baccarelli, a primeira sala de concertos em um território de favela. 

Toda essa experiência acumulada em quase 3 décadas preparou o Baccarelli para desafios maiores. Em 2022, por meio de termo de parceria assinado com a SME, assumiu a gestão de 12 CEUs da cidade de São Paulo. Dessa forma, amplia sua atuação oferecendo a educação em suas mais diferentes formas, incluindo esporte, cultura e lazer, para mais 12 territórios da cidade. E, em 2024, também em parceria com a SME, assumiu a gestão do Projeto Escola Aberta em 10 EMEFs, promovendo atividades de esporte, lazer, cultura e capacitação aos finais de semana. Sempre de forma transparente, e em diálogo constante com população, poder público e instituições parcerias, o Baccarelli segue sua missão em prol do desenvolvimento da educação na cidade de São Paulo. 

Para mais informações, acesse: baccarelli.org.br

SAIBA COMO DIVULGAR O SEU PRODUTO, LOJA, MARCA, REDES SOCIAIS, LIVRO, EVENTO OU LANÇAMENTO AQUI NA REVISTA PROJETO AUTOESTIMA: CLIQUE AQUI

Compartilhe :)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *