Em A culpa é da mãe?, a especialista e mãe de quatro fala sobre a pressão na criação dos filhos e as dores e alegrias do processo

“É leitura para pais, filhos, mães, filhas e qualquer pessoa que se interesse pelos relacionamentos humanos: dentro deles os familiares, e dentro desses, ainda, os complexos, tantas vezes ternos e tantas vezes ásperos confrontamentos entre mães e filhos.”- Lya Luft, escritora

A maternidade representa um momento em que a culpabilidade está presente de maneira muito intensa e frequente. Isso por conta das demandas e expectativas que a sociedade, a família e as próprias mulheres colocam sobre elas mesmas, como se a culpa fosse parte inerente do processo de cuidado. É sobre isso que a psicóloga com mais de 300 mil seguidores e mãe de quatro filhos Elizabeth Monteiro fala em seu A culpa é da mãe?, lançado em nova edição atualizada pelo selo Academia da Editora Planeta. Mesclando desabafos, experiências pessoais e análises profissionais, a autora guia o leitor em uma jornada para mostrar que a perfeição não existe quando se trata de cuidar de crianças e ninguém deve se sentir culpado por isso.
 

Quantas vezes você já se sentiu culpada durante a criação do seu filho? Ou já escutou alguma mulher completamente exaurida por esse sentimento te falar a respeito? Ou mesmo soltou um “Sua mãe não te deu educação?” ao receber alguma resposta que considerou inapropriada de uma criança? A partir de indagações como essas, Monteiro desenvolve uma narrativa de acolhimento da maternidade real, sem a romantização ou a imposição de um padrão inalcançável para mulheres que se desdobram na difícil tarefa.

“Espere encontrar no livro lembretes atemporais de tudo aquilo que realmente mais importa na vida: demonstrações de como ser mais presente e assertivo, e de como criar as melhores memórias com a sua família. Isso talvez não o impeça de sentir-se culpado, mas, certamente, os seus filhos jamais o culparão de qualquer coisa”, escreve Samuel, segundo filho da autora em seu prefácio da obra.

Nesta edição atualizada, há relatos de experiências da autora, muitas vezes tragicômicas, estabelecendo por meio de análises precisas um contraponto com a realidade atual. É um livro escrito para todos: das mulheres que se dedicam integralmente à tarefa da maternidade, mesmo as que sempre acham que estão fazendo alguma coisa errada, às pessoas que acreditam ser de responsabilidade única da mãe a educação de uma criança.

FICHA TÉCNICA

Título: A culpa é da mãe?

Autor: Elizabeth Monteiro

ISBN: 978-85-422-3326-1

288 páginas

R$ R$ 69.90

Selo Academia | Editora Planeta

SOBRE O AUTOR

Elizabeth Monteiro nasceu em 1949, em São Paulo. Aos 18 anos, começou a trabalhar como professora em uma escola de ensino fundamental. Em seguida, cursou pedagogia e passou a trabalhar como psicopedagoga em uma clínica de psicologia. Aos 40, quando se formou em psicologia, iniciou os atendimentos como psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos. Tornou-se escritora e palestrante internacional; foi colunista da revista Pais & Filhos; já teve um quadro no programa Domingão do Faustão, na rede Globo, e um programa de TV, com sua filha Gabriela Monteiro, chamado Acontece Lá em Casa, no SBT. Trabalhou como monitora da cadeira de Psicologia Médica, no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo. Além disso, acumula mais de 300 mil seguidores nas redes sociais. Autora de livros como Criando filhos em tempos difíceisCadê o pai dessa criança? e Viver melhor em família, com A culpa é da mãe? faz sua estreia no selo Academia, pela Editora Planeta.

SOBRE O SELO ACADEMIA

Os títulos do selo buscam promover o bem-estar e o autoconhecimento, contemplando temas ligados à tríade corpo, mente e alma. Desde seu início na editora Planeta, em 2007, tem contado com grandes autores especialistas em diferentes áreas no catálogo, como Tiago Brunet, Monja Coen, Augusto Cury, Fábio Dantas, Flavia Melissa, William H. McRaven, Rita Batista, Victor Fernandes, Walter Riso, J. Krishnamurti, Petria Chaves e Gisela Savioli. Com o objetivo de promover uma jornada de conhecimento de si, o Academia engloba seis linhas editoriais: motivacional/inspiracional, espiritualidade/religião, saúde e desenvolvimento pessoal. 

SAIBA COMO DIVULGAR O SEU PRODUTO, LOJA, MARCA, REDES SOCIAIS, LIVRO, EVENTO OU LANÇAMENTO AQUI NA REVISTA PROJETO AUTOESTIMA: CLIQUE AQUI

Compartilhe :)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *