Conheça 7 redes de franquias que espalham a diversidade da culinária brasileira

O apetite dos brasileiros por experiências gastronômicas fora do lar tem apresentado um crescimento constante. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), em 2023 o setor teve um aumento de 0,5%, atingindo um valor de consumo de R$ 60 bilhões com refeições consumidas fora de casa. Essa tendência reflete a riqueza e a diversidade da culinária brasileira, influenciada por uma vasta de culturas e tradições que se estendem de Norte a Sul do país. 

Uma nação de sabores: a união da diversidade

O Brasil, com sua imensa variedade cultural, oferece um leque gastronômico tão amplo quanto seu território. A possibilidade de saborear pratos do Norte no Sudeste, ou delícias do Sul no Nordeste, é um reflexo da mobilidade e miscigenação de culturas e sabores que o país promove. Ser natural de uma determinada região não limita a vontade e curiosidade de explorar os sabores de outras partes do Brasil. A pluralidade não apenas enriquece a experiência gastronômica do público, mas também cria oportunidade para que restaurantes se estabeleçam em estados e diferentes regiões, levando seus conceitos únicos de sabor. Confira uma seleção de redes que oferecem pratos brasileiros que valorizam a cultura do país:

Espetto Carioca

O Espetto Carioca é uma rede de bares e restaurantes criada em 2011, na zona oeste do Rio de Janeiro, atualmente com 54 unidades presentes em cinco estados. Fundada por Leandro Souza, que já foi considerado o “Rei dos Espetinhos” na capital fluminense, hoje espalha o lifestyle carioca pelo país, por meio de uma rede que oferece mais de 1000 combinações de pratos, bebidas e sobremesas. No cardápio da rede, o churrasco é muito valorizado, e sem sombra de dúvidas, é um patrimônio cultural, a tábua mista do Espetto Carioca é composta por um mix dos espetos mais vendidos nas unidades, carne, frango e linguiça, e batata frita como acompanhamento. São sete formatos de franquia, com opções de bar, quiosque e vending machine.

Investimento inicial: a partir de R$ 241.767 no modelo Quiosque Bar (incluso taxa franquia)

Faturamento mensal: R$ 80 mil   

Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

Mané

Criada em 2019, a rede de botecos Mané nasceu a partir da expertise de três amigos que já atuavam no ramo de franquias. Os empreendedores Daniel Bittencourt, Arianne Bastos e Eduardo Oliveira criaram o Mané para proporcionar aos clientes experiências gastronômicas únicas sem perder a cultura raiz de boteco. Em junho de 2021, a rede foi integrada ao grupo Impettus, holding que detém também as marcas Espetto Carioca, Buteco Seu Rufino e Bendito, para ser franqueada por todo o Brasil. Atualmente, conta com 27 unidades e mira expansão na região Sudeste. Com um cardápio amplo, de petiscos a pratos para serem compartilhados em momentos de reuniões entre amigos. A criatividade é também um dos diferenciais da rede, o petisco coxão do Mané é feito com costela de porco desfiada, recheado de queijo e acompanhado de molho de mostarda de abacaxi. Existem dois formatos de franquia, de 150 m² e 70m². 

Investimento inicial: a partir de R$ 548 mil (incluso taxa de franquia)

Faturamento médio mensal: R$ 200 mil

Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

Buteco Seu Rufino

Rede de boteco que oferece aos clientes uma experiência de ambiente familiar, com uma gastronomia original e caseira. O conceito de trabalho da rede está no início do negócio, que foi fundado pela família do ‘Seu’ Rufino, que priorizava que sua família atendesse a outras famílias. No cardápio um dos pratos típicos do Rio de Janeiro: a feijoada, um dos pilares da gastronomia brasileira. Com dois formatos de franquia de 70m² e 150m², hoje há cerca de 10 unidades em operação. 

Investimento inicial: a partir de R$ 400 mil (incluso taxa de franquia)

Faturamento médio mensal: R$ 150 mil

Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

10 PASTÉIS

Fundada em 1996, é a maior rede de pastéis do Brasil e, no cardápio, oferece um prato que, apesar da origem chinesa, é quase considerado um patrimônio nacional pelos brasileiros: O pastel! A iguaria é feita com massa vegana, disponível nos sabores tradicional, pimenta e chocolate. Pioneira na criação da borda recheada, a marca também comercializa pratos simples, panquecas e saladas. Com 66 unidades em operação, a rede dispõe de cinco modelos de negócios, sendo eles loja de rua, loja de shopping, Havan (unidade instalada dentro de uma loja Havan), hiper (instalada em praças de alimentação de supermercados) e atacados e especial (encontradas em parques aquáticos e de diversões).

Investimento inicial: a partir de R$ 190 mil 

Faturamento médio mensal: R$ 140 mil

Prazo de retorno: em até 24 meses

Borda & Lenha

Apesar da origem italiana, a pizza virou patrimônio nacional pela adaptação de preparo que ganhou no Brasil. Afinal, a iguaria ‘abrasileirada’ é bem recheada e a criatividade na mistura de ingredientes possibilitou agradar todo tipo de paladar, não é mesmo?! Pensando nisso, a Borda & Lenha, primeira rede de fast-pizza do Brasil, oferece o prato preparado com massa artesanal e permite que o consumidor monte o sabor a partir de mais de 25 opções de toppings. Operando no modelo de dark kitchen e retirada em balcão, a rede conta com 50 unidades em operação em todo o território nacional.

Investimento inicial: a partir de R$ 105 mil (incluso taxa de franquia, estoque inicial e instalação) 

Faturamento médio mensal: a partir de R$ 55 mil

Prazo de retorno: em até 18 meses

Casa de Bolos

Maior rede de franquias de bolos do Brasil e pioneira no segmento, a rede oferece mais de 100 opções de bolos caseiros com uma produção 100% artesanal e feita com fruta de verdade, que fazem parte da cultura do brasileiro, principalmente com aquele sabor de bolo feito em casa, na hora, pode proporcionar. Por isso, a rede conta com um cardápio que inclui versões clássicas, diet, funcional, mini, baby, tortas, cucas, bolos recheados, Bolo Caseiro no Pote e sobremesas geladas, para todos os tipos de paladar nas mais de 500 unidades pelo país, nos seis modelos de negócios, com operações que podem funcionar em diversas localidades, como em ruas, centros comerciais, shoppings, estações e terminais de transporte público. Para 2024, a rede pretende alcançar a marca de 600 lojas em todo o Brasil. 

Investimento inicial: R$ 143 mil (incluso taxa de franquia)

Faturamento médio mensal: R$ 57 mil

Prazo de retorno: em até 24 meses

Mais1.Café

Fundada em 2019, a rede é uma das maiores de cafeterias do Brasil, e trabalha com uma paixão nacional: o café. Do clássico coado ao café especial, a franquia oferece mais de 30 opções de bebidas quentes e geladas feitas a partir do grão especial, além de disponibilizar acompanhamentos doces e salgados importados da América Latina e da Europa, com um atendimento digitalizado e personalizado em todas as lojas distribuídas em 200 cidades do país. Com modelos de negócios que prezam pela rapidez e conveniência, a franquia oferece opções para lojas de rua, shopping, containers e quiosques para chegar a 1000 lojas comercializadas até o final de 2024. 

Investimento inicial: R$ 260 mil (incluso taxa de franquia)

Faturamento médio mensal: R$ 60 mil 

Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *