Falar em Deus. Pensar em Deus. Imaginar Deus. Explicar Deus. Como? Só consigo com os meus sentimentos mais profundos e, mesmo assim, admito-me rasa. Além disso, sei que qualquer expressão que eu profira, tentando modelá-lo, é limitante, reduzida e não alcança a sua grandeza. Sinto que Ele é o começo e o fim de tudo, está em toda parte e nada foge ou refoge ao traçado de sua lógica. Penso que Ele nos idealizou para sermos curadores uns dos outros, pois aprendizes que somos no exercício de amar, carecemos do remédio da compaixão, da misericórdia e da compreensão.
Vejo que o começo anuncia o fim. O fim proclama o começo. A vida se renova em ciclos, em dimensões e em transições. Muda para continuar. Extingue-se para iniciar. Transmuta-se para se adequar. E Ele sempre está aqui, ali, acolá…
O grande livro do conhecimento – a natureza viva – nos revela que Deus está em toda parte. No fim e no começo. No silêncio e no barulho. No velho e no novo. Na luz e no escuro. Na saúde e na doença. Na riqueza e na pobreza. No feminino e no masculino. No descanso e no trabalho. Na infância e na velhice. No cheio e no vazio. Na alegria e na tristeza. No contraste e na concordância. Em tudo. E até no nada.
Reconhecer a existência de uma Força Sublime nos refrigera a alma e nos dá a conhecer que há uma energia suprema que não tem contornos, forma ou dimensão. A mente quer defini-La. O coração quer senti-La. A alma quer experimentá-La. A mônada quer reverenciá-La, pois certa está que assim há de deslumbrar-se com a vida. A convicção acerca daquele suprapoder confere uma serena e translúcida interpretação do sentido da existência, em que ocupa lugar de primacia o sincero e autêntico serviço ao Plano Evolutivo. Ao pensar em todos, esquece de si, alcançando a fraternidade cósmica que desconhece agressões ou violências, intenções para prejudicar ou de denegrir, senão que reluz o ímpeto de amar em espírito e em verdade, com abundância e vontade de servir.
Parece-me que Deus se manifesta em tudo para nos unir, afastando a separatividade e ligando-nos a caminhos celestes onde somos códigos de luz, trabalhadores da Luz, com consciência plena de que vibrar no amor é a resposta para nossas buscas e aspirações.
Ao aproximarmo-nos dessa ainda turva compreensão da vida (porque permanecemos humanamente limitados), começaremos a entender que em tudo há um propósito e os enredos da existência intencionam avanços, progressos e alinhamentos. Não há o que temer. Absolutamente tudo é bom, belo e necessário.
Cada resposta, cada esforço, cada impulso, cada tentativa de superar e vencer, avançar e retroceder gera crescimento e salto na escala da evolução.
Viver para crer. Oferecer a vida como oração de agradecimento, pois o que é para vir, virá, e o que não deve existir não subsistirá.
Nessa síntese lúcida e divina, não há perdas e ganhos, mas vivências. Vivências que edificam, que transformam e que nos libertam da sensação de que estamos sós e desassistidos. Abrir a alma e o coração para colaborar com a Mãe-Terra e com Deus-Pai. Ao contribuir nessa senda, recebemos muito…
Só podemos receber aquilo que damos. A Força Sublime só oferece amor. Nós podemos regar nossas experiências com amor.
Eu acredito. Acredito que posso ser feliz amando e me deixando ser amada.
De todas as leis que já ouvi falar, penso ser a lei mais interessante, mais eficaz, que produz os mais benéficos efeitos a todos sem distinção: a Lei do Amor.
Assim, em toda parte, busquemos ou não, enxerguemos ou não, o Divino está. Deus está aqui, ali e acolá, em diálogo profundo de infinito amor. Creio.

… … …

Biografia: Ana Beatriz Carvalho: Escritora brasiliense, Normalista, Professora. Educadora com especialização em Direitos Humanos e mestrado em Políticas Públicas. Sua produção literária reúne contos, microcontos, cartas, poemas e prosas poéticas. Vários de seus trabalhos foram selecionados para Antologias e Coletâneas. É membro das seguintes academias literárias: ALMUB/Brasília e AINTE/Fortaleza. Participou da 26ª Bienal Internacional do Livro de SP e da Bienal do Rio 2023 como autora. Recebeu o Prêmio Destaque Literário e Autora Revelação 2022 pela Ler Editorial e obteve o 2º lugar no X Prêmio Literário Escritor Marcelo de Oliveira Souza. Indicada para o Prêmio Ler é Legal 2023/MPDFT. Participante como autora no evento Livros em Pauta e indicada para a 2ª fase do Prêmio Strix de Literatura 2024. Premiada na categoria Melhor Biografia – I Prêmio Sapiens de Literatura Brasileira pela Editora Holandas.  Autora dos livros Contos de uma Mulher Feliz: viver para crer que tudo é bom, belo e necessário e Viva a Vida!

LEIA MAIS TEXTOS DO(A) AUTOR(A): CLIQUE AQUI

2 respostas

  1. Ana Beatriz, que texto lindo.
    Falar de Deus sempre é e sempre será algo sublime. Sei que o propósito da sua vida é muito maior do que a sua realização pessoal.
    Desejo que os planos de Deus sejam alinhados aos desejos do seu coração, para que ele seja sempre a inspiração em teus dias terrenos.
    Deus é amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *