Nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires Lima, explica os benefícios do consumo do fruto e ensina receitas para incluir no cardápio
Consumo médio da bebida no país é de cerca de 3 a 4 xícaras por dia
O café é uma bebida muito tradicional entre os brasileiros, que costumam consumir em média cerca de 3 a 4 xícaras por dia, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A paixão pelo grão só cresce no país: a média de consumo do pó é de cerca de 5 quilos por ano, o que daria quase um pacote de 250 gramas por semana, para cada pessoa.
Além de fornecer energia para o dia, o fruto também tem diversos benefícios nutricionais. Rico em cafeína, ajuda a melhorar o humor, a concentração, alivia o estresse e tem efeito levemente termogênico. Contém vitaminas do complexo B, que atuam no sistema nervoso central e são antioxidantes, capazes de auxiliar no combate ao envelhecimento. O consumo regular pode ajudar na prevenção de algumas doenças, como certos tipos de câncer, diabetes e até alterações neurológicas.
A nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires Lima, explica que os principais benefícios estão associados à cafeína, conhecida pelo efeito estimulante no cérebro e medula espinhal. “Esse estímulo acontece entre 15 e 20 minutos depois do consumo e tem duração de até quatro horas”, diz.
A especialista lembra que a cafeína também pode atuar na redução da percepção de esforço durante a atividade física, além de ajudar a diminuir a fadiga e dor. “Por isso, é muito utilizada nos pré-treinos, seja em bebidas ou cápsulas”, afirma.
O grão também tem o poder de aumentar a liberação de noradrenalina e adrenalina, substâncias que estimulam o metabolismo energético e aumentam a geração de calor, o que pode ajudar na queima de calorias.
Versátil, pode ser consumido de várias formas, em shakes à base de café, receitas culinárias e suplementos que potencializam o efeito da cafeína. Mas a mais comum é o tradicional cafezinho coado, seguido pelo espresso. No entanto, há muitas possibilidades de preparo. Com mais ou menos água, com leite, chocolate, caramelo, sorvete e até na composição de drinques, o café apresenta diversas maneiras de combinação de texturas, intensidade e sabores, e pode compor bebidas com características muito diferentes.
O pó pode ainda ser usado como ingrediente em bolos, sobremesas e para preparar pratos salgados, pois tem propriedades capazes de complementar e realçar sabores. Seu amargor natural pode equilibrar a doçura de alguns ingredientes, e sua acidez pode garantir frescor às receitas salgadas. Além disso, o aroma do café pode adicionar notas de chocolate, nozes e até frutas a diversos pratos, também enriquecendo seu sabor.
Existem várias maneiras de incorporar café em receitas salgadas.
Marinadas: usar café em marinadas é uma excelente maneira de amaciar as carnes, deixando-as mais suculentas. Para preparar, é só misturar café forte com azeite, alho, ervas e especiarias e deixar a carne marinar por algumas horas ou durante a noite antes de cozinhar.
Dry rubs (tempero seco com mix de especiarias): compor dry rubs com café é ótimo para criar uma crosta saborosa e aromática em carnes grelhadas ou assadas. Basta combinar café com especiarias como páprica, cominho, pimenta caiena, sal e pimenta do reino e esfregar a mistura na carne antes de cozinhá-la e, assim, obter uma crosta crocante e cheia de sabor.
Molhos e reduções: o café pode ser reduzido para criar molhos que acompanham carnes, vegetais e até mesmo massas. Para fazer deve-se reduzir café forte com caldo de carne, cebola caramelizada e um pouco de mel. A mistura vai garantir um toque gourmet ao prato.
Ensopados e sopas: adicionar café a ensopados e sopas pode enriquecer o sabor do caldo. Uma xícara de café forte acrescentada a um ensopado de carne com legumes, tomates e ervas vai complementar os demais sabores, que tornarão o ensopado ainda mais reconfortante.
“Mas atenção ao excesso. Para os metabolizadores lentos de cafeína, o café pode aumentar a ansiedade, provocar insônia e até taquicardia. Para os metabolizadores rápidos, aqueles que bebem muitas xícaras no dia e ainda dormem tranquilamente, o excesso está muito associado à redução da qualidade do sono, o que impede que essas pessoas entrem no sono profundo, e fiquem mais cansados e dependentes de mais café ainda no dia seguinte”, alerta Thamires.
A nutricionista diz que o ideal, pensando na qualidade do sono, é consumir até 3 xícaras ao dia, de em média 150ml, de preferência sem açúcar, e a última dose até as 14h30.
Mas o grão vai além do consumo na culinária. A borra, combinada com óleos naturais como o de amêndoas ou de girassol, serve como esfoliante para remover células mortas e clarear manchas, e se espalhada nos locais onde se veem formigas, em casa ou no jardim, espantam esses insetos. A bebida fresca também pode ser colocada diretamente no formigueiro. Já o pó seco pode ser colocado em saquinhos de tecido, tipo sachê, e deixado em gavetas e armários para absorver odores.
Para aproveitar os benefícios do café, a nutricionista ensina 3 receitas fáceis de fazer.
Mousse de café |
Mousse de café |
6 colheres de sopa de água
1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12g)
1/2 xícara de chá de leite
2 colheres de sopa de café da sua preferência
1 lata de leite condensado (395g)
3 claras de ovo
3 colheres de sopa de açúcar
Raspas de chocolate meio-amargo para decorar.
Modo de preparo:
Dissolva a gelatina em pó na água, em banho-maria. Reserve. No liquidificador, coloque o leite, o café, o leite condensado e a gelatina dissolvida, e bata até obter uma mistura homogênea. Reserve novamente. Em uma panela de tamanho médio, misture as claras de ovo com o açúcar e leve ao fogo baixo. Mexa por cerca de três minutos. Retire a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto, mas continue mexendo para que as claras não cozinhem. Transfira a mistura de claras para uma batedeira e bata até que dobrem de volume e fiquem bem firmes. Incorpore delicadamente o creme de café reservado às claras em neve, misturando com movimentos suaves de baixo para cima até que estejam completamente integrados. Distribua o mousse em recipientes individuais e leve à geladeira por pelo menos duas horas para firmar. Na hora de servir, decore com as raspas de chocolate meio-amargo para dar um toque especial.
Bolo de banana com café |
Bolo de banana com café |
3 ovos
1/4 de xícara de chá de óleo de girassol ou óleo de coco
1/2 xícara de chá de café morno ou frio
5 bananas pequenas (cerca de 170 gramas)
1 xícara de chá de farinha de aveia
1 xícara de chá de aveia em flocos
1 colher de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de fermento químico em pó
1 colher de sopa de vinagre de maçã
Modo de preparo:
Em um liquidificador, coloque os ovos, o óleo, o café, as bananas e bata até misturar bem. Reserve. Em um recipiente, misture a farinha de aveia, a aveia em flocos e o cacau. Adicione a mistura do liquidificador e misture até ficar homogêneo. Acrescente a canela, o fermento e misture. Junte o vinagre e misture até incorporar. Transfira para uma forma untada e leve ao forno preaquecido a 180 ºC por cerca de 30 minutos. Agora é só servir!
Bombom de café |
Bombom de café |
200g de chocolate meio-amargo
1 xícara de chá de café forte
3 colheres de sopa de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga sem sal
Cacau em pó ou chocolate derretido para cobertura (opcional)
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o café e leve ao fogo baixo para reduzir até ficar com cerca de 1/3 da quantidade inicial. Reserve. Em outro recipiente, em banho-maria, derreta o chocolate junto com a manteiga. Acrescente o leite condensado e o café reduzido ao chocolate derretido, e misture bem até obter uma massa homogênea. Leve a mistura à geladeira por aproximadamente 2 horas para firmar. Retire da geladeira e, com as mãos untadas com manteiga, faça bolinhas com a massa de chocolate. Se desejar, passe os bombons no cacau em pó ou banhe-os em chocolate derretido para finalizar. Leve os bombons de café à geladeira novamente por alguns minutos para que a cobertura fique firme.
SOBRE O OBA HORTIFRUTI – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.
Em julho de 2024, o Oba foi eleito pelos paulistanos o melhor hortifrúti pela 4ª vez, segundo a pesquisa DataFolha.
A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.
Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.
Com 45 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.
SAIBA COMO DIVULGAR O SEU PRODUTO, LOJA, MARCA, REDES SOCIAIS, LIVRO, EVENTO OU LANÇAMENTO AQUI NA REVISTA PROJETO AUTOESTIMA: CLIQUE AQUI
Elenir Alves é formada em Publicidade e Marketing. Editora-chefe da Revista Projeto AutoEstima e Assessora de Imprensa da Revista Conexão Literatura. Foi coeditora, juntamente de Ademir Pascale, do extinto fanzine TerrorZine – Minicontos de Terror. Foi coautora de diversos livros, entre eles “Draculea – o Livro Secreto dos Vampiros”, “Metamorfose – A Fúria dos Lobisomens” e “Zumbis – Quem disse que eles estão mortos?”, nas horas vagas adora escrever poemas e frases inspiradoras.
Redes Sociais:
www.facebook.com/projetoautoestima
www.instagram.com/revistaprojetoautoestima
Site: www.revistaprojetoautoestima.blogspot.com